terça-feira, 19 de maio de 2020

Pauferrense Luizinho Lopes cita dificuldade a mais dos times do interior e aprova cinco substituições:

Foto Divulgação

O futebol mineiro sinaliza um retorno, mas não antes do fim de junho. Enquanto Atlético-MG e Cruzeiro iniciam a retomada dos treinos, a realidade dos times do interior é diferente. O técnico do Uberlândia Esporte, Luizinho Lopes, pontuou algumas dificuldades para as demais equipes do Campeonato Mineiro antes da volta às atividades.

O treinador citou duas situações do Verdão, também comuns a outros times. A primeira é com relação aos contratos, que estavam suspensos desde o fim de março e se encerraram em abril, e a segunda é sobre a saúde financeira do clube para sustentar uma retomada dos treinos sem uma data oficial por parte da Federação Mineira de Futebol (FMF).
 
Uberlândia Esporte deve voltar a treinar no meio de junho — Foto: UEC/Divulgação
 
– Nossos contratos se encerraram, porém, tanto a Federação, quanto a CBF, já deixaram claro que facilitarão essas renovações para colocar os atletas em condição de jogo. Estamos em contato quase diário com a diretoria, mas estamos aguardando os órgãos de saúde e o governo. O Atlético-MG e o Cruzeiro já começam a acenar uma volta aos treinos em seus CTs, mas os clubes menores terão uma dificuldade de ficar muito tempo treinando por causa das questões financeiras. Enquanto não tivermos uma data oficial dos jogos, dificilmente conseguiremos nos reapresentar – analisou o treinador.
 
A diretoria do Uberlândia projeta a volta aos treinos no meio de junho. Posição esta que depende da confirmação do retorno do Campeonato Mineiro pela FMF. Das equipes da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, o Verdão foi a única a manter elenco e comissão técnica.
 
O técnico Luizinho Lopes, no entanto, não deixou de lado as funções de treinador durante a pandemia. Mesmo com agenda livre para outros passatempos, como a leitura, produziu um extenso material teórico e de análise de vídeo para os dois jogos restantes. Além disso, tenta monitorar os atletas.
 
Luizinho Lopes diz que cinco substituições podem ajudar na intensidade e estratégia do jogo — Foto: Vilmar Silva/Garra Esportes
 
– Com o passar do tempo diminuímos essa interação, mas continuamos monitorando, sobretudo a preparação física. Fazemos isso para que continuem mantendo as capacidades físicas básicas e, assim que tivermos uma data do retorno, aumentar e cravar uma programação visando uma reapresentação em uma boa condição para adiantarmos o processo – explicou.

Cinco substituições


O treinador do Uberlândia também vê com bons olhos a nova mudança temporária na regra das substituições. Aprovada pela Fifa e adotada pela CBF para o pós-pandemia, a nova determinação permite até cinco trocas por equipe em cada partida.
 
 
Para Luizinho Lopes, a medida aumentará o nível de competitividade das equipes no retorno dos jogos e minimizará o risco de lesões após o longo período de inatividade.
 
– Primeiro é a dinâmica, já que com a entrada de cinco jogadores descansados podemos dar continuidade na intensidade do jogo. A outra questão é a possibilidade da troca de setores, como, por exemplo, trocar todo o ataque, o que implicará também em adaptações e novos métodos de treinamentos, dando-nos a possibilidade de criar diversas estratégias. Isso aumentará o nível de competitividade do elenco e diminuirá o risco de lesões, já que reduzirá a minutagem de quase 50% dos que iniciam a partida – finalizou Luizinho Lopes.
 
Com 11 pontos, o Verdão ocupa a sétima colocação do Campeonato Mineiro. A equipe ainda enfrenta o Villa Nova-MG, no Parque do Sabiá, e o Tombense, no Almeidão, e briga por uma vaga na Série D do Brasileiro de 2021.
 
Globo Esporte - Uberlândia
 

FUTEBOL REGIONAL: Campeonato Municipal de Futebol em Paraná, Atlético Caiçara Vence Associação Atlética Caiçara em Jogo Acirrado

Mais um clássico pelo Campeonato Municipal de Futebol do Paraná Edição 2024. Na tarde desse domingo (28) no Estádio Municipal Prefeito José ...