domingo, 31 de maio de 2020

Museu do Futebol de Cajazeiras ganha novos itens e vira ponto obrigatório de parada no Sertão:

Sala dos troféus do Museu: taças esquecidas conquistadas por times amadores e profissionais — Foto: Divulgação/Museu do Futebol de Cajazeiras

Pouca gente sabe, mas a Paraíba também tem o seu Museu do Futebol. Instalado em Cajazeiras, no sertão paraibano, o local surgiu para abrigar a história do futebol da cidade - dos primeiros chutes, no século passado, aos dias atuais. Mas o projeto do historiador e radialista Reudesman Lopes Ferreira evoluiu - afinal, as boas ideias vão sempre adiante - e hoje é uma referência não só para a região, como para todo o estado.

Tudo começou em 2018, logo depois do lançamento do último livro de Reudesman: A História do Futebol de Cajazeiras. Nos anos que passou pesquisando, o autor foi enfileirando itens preciosos que faria inveja a qualquer colecionador: camisas, livros, documentos e até troféus históricos. Daí para a sugestão foi um pulo: por que não reunir tudo num só lugar?
 
Museu do Futebol de Cajazeiras
 
- A primeira questão era onde expor tudo aquilo. Veio a ideia de uma sala no Casarão da Rua Epifânio Sobreira, que pertence à Prefeitura de Cajazeiras. Era só uma sala. Logo fomos tomando conta do local. E hoje é ali que está o museu - diz Reudesman, sem disfarçar o orgulho.
 
Professor aposentado, fundador da Academia Cajazeirense de Artes e Letras, além de um dos radialistas mais respeitados do Sertão, Reudesman Lopes Ferreira lembra que a ideia de fundar o Museu veio quase por acaso. Mas que hoje é a grande razão de sua vida.
 
Livro de Reudesman Lopes sobre os 70 anos de história do Atlético-PB — Foto: Expedito Madruga/GloboEsporte.com
 
O Museu do Futebol de Cajazeiras tem a sua história ligada ao Atlético-PB. Clube de maior sucesso no futebol cajazeirense, campeão paraibano de 2002, foi para comemorar os 70 anos de fundação do Trovão Azul que o acervo foi idealizado. E assim foi fundado, no dia 20 de agosto de 2018.
 
- Nesse ano recebemos a visita de todos os jogadores do Atlético-PB, que foram até o Museu para conhecer um pouco mais da história do clube e do próprio futebol de Cajazeiras - lembra o idealizador do local.
 

Acervo histórico


Quem passa pelo Museu do Futebol de Cajazeiras não tem como não se surpreender. São itens dos mais variados. O acervo conta com 62 camisas, de times amadores e profissionais da região. Do Pitaguares, o primeiro clube cajazeirense a se ter conhecimento, à coleção completa de uniformes do Atlético-PB e do Paraíba de Cajazeiras.
 
Reudesman Lopes e as muitas fotografias que fazem parte do acervo do Museu do Futebol de Cajazeiras — Foto: Divulgação/Museu do Futebol de Cajazeiras
 
- Temos aproximadamente 50 documentos históricos que comprovam a história do nosso futebol. O Museu vem sendo muito apreciado pela comunidade local e regional e registro que hoje já temos vários doadores que estão passando algumas peças importantes - revelou Reudesman.
 
Não é exagero dizer que a ideia de resgatar a história do futebol sertanejo vem ganhando contornos mais audaciosos. A presidente da FPF, Michelle Ramalho, visitou o local e deu uma importante contribuição: a camisa da seleção brasileira feminina autografada por todas as jogadoras que disputaram o Mundial da França, no ano passado.
 
Elenco do Atlético-PB visita o Museu do Futebol de Cajazeiras: conhecendo a história do clube — Foto: Divulgação/Museu do Futebol de Cajazeiras
 
E as novas adições não vão parar por aí:
- Estamos para receber a camisa da Seleção Brasileira de 1970, de ninguém menos que Pelé. Será doada pelo (radialista) cajazeirense Iata Anderson. E ainda uma do Flamengo, do Zico, devidamente autografada, doada por outro conterrâneo ilustre, o Guilherme Sargentelli - comemora o fundador do Museu.
 

Trocando o casarão pelo estádio


O que surgiu para caber em uma sala, hoje não cabe mais no velho Casarão. Até porque os planos de Reudesman Lopes Ferreira são ousados. O próximo passo é implantar o Centro de Referência do Futebol de Cajazeiras. Um espaço para estudantes e pesquisadores.
 
A história do Atlético de Cajazeiras contada pelas camisas ao longo dos anos — Foto: Divulgação/Museu do Futebol de Cajazeiras
 
- O Centro será uma biblioteca com obras diversificadas sobre o futebol, outros esportes e a Educação Física. Serão obras locais, regionais, estaduais, nacionais e até internacionais. Ou seja, um centro de pesquisas para os estudantes, leitores e interessados em aprofundar seus conhecimentos nestas áreas.
Com novos projetos em mente, o sonho de Reudesman é levar o Museu do Futebol de Cajazeiras para o Estádio Higino Pires Ferreira, antigo palco dos jogos do Atlético-PB.
 

Fechado temporariamente


A pandemia causada pelo novo coronavírus também afetou o funcionamento do Museu do Futebol de Cajazeiras. Com o Casarão fechado para visitação, Reudesman aproveita o tempo para ir literalmente colocando o lugar em ordem. Com todo cuidado de quem zela pela história, separa cada item para quando o local for reaberto.
 
Reudesman Lopes recebe da presidente Michelle Ramalho uma camisa da seleção brasileira feminina autografada pelas jogadoras — Foto: Divulgação/Museu do Futebol de Cajazeiras
 
Quando tudo voltar ao normal, o local funcionará das 8h às 11h, e das 13h às 16h. Também podem ser agendadas visitações no fim de semana. A previsão de Reudesman Lopes é que o Museu seja reaberto no fim do mês de maio.
 
Globo Esporte PB
 

FUTEBOL REGIONAL: Campeonato Municipal de Futebol em Paraná, Atlético Caiçara Vence Associação Atlética Caiçara em Jogo Acirrado

Mais um clássico pelo Campeonato Municipal de Futebol do Paraná Edição 2024. Na tarde desse domingo (28) no Estádio Municipal Prefeito José ...