domingo, 3 de maio de 2020

Garrincha, Maradona e Romário. Quem chegou mais perto de vencer a Copa do Mundo sozinho:

Garrincha na Copa de 1962 — Foto: Getty Images

Pergunta foi feita na transmissão de Argentina x Inglaterra da Copa de 1986 e os números ajudam a tomar a decisão.

 
Gustavo Villani leu uma mensagem durante a transmissão de Argentina 2 x 1 Inglaterra, quartas-de-final da Copa do Mundo de 1986. O telespectador perguntava se Maradona estava para sua seleção naquele mundial como Romário para o Brasil de 1994. A resposta deste comentarista foi que Maradona foi um pouco do que Garrincha fez em 1962. Primeiro Garrincha, depois Maradona, depois Romário. Os três que as análises dos últimos 25 anos ousam dizer que "ganharam a Copa sozinhos."
 
À parte a ideia de que ninguém ganha uma Copa do Mundo sozinho, a resposta do coração contrastou com a pesquisa detalhada. Garrincha fez seis jogos para ser campeão mundial de 1962, quatro sem Pelé. Destes, marcou gols em dois, nas quartas-de-final contra a Inglaterra e nas semifinais contra o Chile. Dos 14 gols da seleção brasileira, Garrincha marcou quatro e deu dois passes para gols, um de Vavá, outro de Amarildo. Dos 14 gols do Brasil, seis (42%) passaram por seus pés.
 
Romário disputou os sete jogos da Copa do Mundo dos Estados Unidos em 1994. Marcou cinco vezes, suficiente para ser vice-artilheiro, atrás de Stoitchkov, da Bulgária, e Salenko, da Rússia. Além dos gols, deu um passe para o gol de Bebeto contra a seleção norte-americana e sofreu um pênalti, que Raí converteu. Participou, portanto, de sete dos onze gols do Brasil (63%).
 
Maradona não chegou ao México como o melhor jogador do planeta. Havia discussões sobre Platini, campeão da Copa dos Campeões da Europa e Mundial Interclubes pela Juventus, em 1985. Diego brilhou no jogo contra a Coreia do Sul, em que apanhou muito e não fez gol. Marcou seu primeiro contra a Itália, no segundo jogo, deu os dois passes do terceiro jogo contra a Bulgária e só voltou a balançar as redes contra a Inglaterra,, no quinto compromisso.
 
Dos 14 gols da Argentina, campeã mundial, Maradona marcou cinco e deu cinco passes para gols. Quer dizer que influiu diretamente em dez gols da campanha do título. É o equivalente a 71%!
 
Estatística não explica tudo e Garrincha foi mesmo brilhante em 1962. Mesmo sem ser turo, o número de Maradona espanta. Ninguém ganha Copa do Mundo sozinho. Mas saio desta conversa com a opinião transformada. Maradona foi quem chegou mais perto de vencer como solista.
 
Blog do PVC - Globo Esporte
 

FUTEBOL REGIONAL: Athos de José da Penha RN, Apresenta seus três Reforços Para 20ª Copa Primo Fernandes de Futebol Regional

A equipe do Athos atual campeão municipal de futebol em José da Penha RN.  Apresentou seus três reforços para a 20ª Copa Primo Fernandes de ...