sábado, 2 de maio de 2020

Acesso restrito, esterilização de chuteiras e refeição em casa: o plano de ação do Flamengo para volta aos treinos:

Ninho do Urubu, centro de treinamento do Flamengo — Foto: Felipe Schmidt / GloboEsporte.com

Clube se considera pronto para retomar atividades assim que houver liberação das autoridades. Confira as medidas tomadas.

 
À espera da autorização das autoridades para retomar os treinos, o Flamengo tem pronto seu plano de ação para quando isso acontecer. No protocolo elaborado pelo clube, a previsão é de que espaços como academia e cozinha fiquem interditados, com constante e imediata esterilização de todos os materiais utilizados ao longo dos treinos - até mesmo das chuteiras utilizadas pelos jogadores.
 
A logística rubro-negra está estruturada para os treinos no Ninho do Urubu. Neste sábado, todos os jogadores, seus familiares, o técnico Jorge Jesus e seus auxiliares serão testados em relação ao coronavírus em suas respectivas casas. O protocolo indica que os treinos só podem ocorrer após 72 horas - o prazo máximo para os resultados.
 
O acesso ao CT será restrito, com um fluxo de no máximo 20% do normal - os protocolos de segurança costumam recomendar 30%.
 
O cronograma funcionará da seguinte forma: ao chegarem ao CT, os jogadores terão acesso a seus quartos individuais, onde estará à disposição um pacote higienizado com o uniforme. O atleta poderá se trocar e ir a campo.
A princípio, serão pequenos grupos de jogadores intercalados - o clube reformou quatro campos para distribuir os atletas respeitando a necessidade de distanciamento. Todo o acesso ao gramado será feito pela área externa do CT.
 
No intervalo entre um grupo e outro, haverá uma equipe de funcionários para esterilizar imediatamente tudo o que for necessário: chuteiras, aparelhos de GPS utilizados pelos atletas, bolas, balizas, cones etc. Todos os funcionários do CT foram treinados para usar equipamentos de proteção individual, com óculos especiais, máscaras e luvas.
 
Após o treino, os jogadores poderão tomar banho em seus quartos antes de ir embora. Eles deixarão suas roupas no CT. Elas serão lavadas e esterilizadas no próprio Ninho, e depois fechadas e lacradas, para que fiquem à disposição no dia seguinte. Cada atleta terá seu uniforme separado e ensacolado. Logo após deixarem o quarto, o mesmo será higienizado e desinfectado.
 
A alimentação não será realizada no Ninho. Com a cozinha fechada, a princípio cada atleta receberá um kit higienizado após o treino, com um mini lanche. Eles farão a refeição em casa, para evitar aglomeração e manuseio de talheres e outros objetos.
 
Inspiração na Alemanha
 
O Flamengo se inspirou no protocolo montado pelo Bayer Leverkusen, da Alemanha, que retomou os treinos há cerca de um mês e vem aumentando gradualmente o número de atletas por grupo.
No Brasil, ainda não há previsão de retomada de atividades. Apesar de ter definido todo o seu protocolo, o Flamengo ainda precisa de uma autorização das autoridades. O governo do estado prorrogou a quarentena até 11 de maio.
 
O elenco do Flamengo esteve de férias até o dia 30 de abril. Os jogadores e o técnico Jorge Jesus já novamente no Rio de Janeiro. Os atletas retomaram os treinos em casa.
 
Globo Esporte - Flamengo
 

FUTEBOL REGIONAL: Campeonato Municipal de Futebol em Paraná, Atlético Caiçara Vence Associação Atlética Caiçara em Jogo Acirrado

Mais um clássico pelo Campeonato Municipal de Futebol do Paraná Edição 2024. Na tarde desse domingo (28) no Estádio Municipal Prefeito José ...