sexta-feira, 3 de julho de 2020

Sousa e a volta dos treinos, rumo ao Paraibano 2020:

Foto - Globo Esporte

Apesar de discordar veementemente da volta do futebol em meio à pandemia, o Sousa já está montando seu time e deve voltar aos treinos ainda nesta semana visando as disputas do Campeonato Paraibano. Com o iminente retorno do estadual, que está projetado para o dia 18 de julho, o Dinossauro, inclusive, admite que está com seu planejamento atrasado em relação aos demais clubes do estado.

Vice-líder do Grupo B, o Sousa encerrou o Paraibano – antes de sua paralisação por conta da pandemia – na zona de classificação para a segunda fase. O Dinossauro, aliás, vinha fazendo uma boa campanha na competição, com quatro vitórias, um empate e três derrotas em oito jogos. Alguns jogadores que se destacaram naquele time, porém, tiveram seus vínculos expirados no fim do mês de abril. Uns foram repatriados e alguns acertaram com outros clubes.

– O meu time estava em ascensão, jogo a jogo melhorando. Gionnotti chegou e era a cereja do bolo. Estávamos crescendo na hora certa. Mas tudo desmoronou. Perdemos o Bruno Menezes, que foi para o Piauí. O Gionnotti foi para São Paulo e parece que não volta – lamentou o presidente do Sousa.
Apesar de o planejamento não ter saído como o Sousa queria, Aldeone garante que o Dinossauro voltará forte para as disputas do Paraibano. Mesmo precisando remontar o time em meio à pandemia, o mandatário sousense vê a equipe com boas chances de classificação e de quem sabe, até surpreender além disso.

– O Sousa vai vir forte. Não sei se vai ter tempo de treinar. Mas vai ser uma equipe talvez até mais forte do que já estava – garantiu o mandatário do Dino.

Se realmente for aprovado o retorno do Campeonato Paraibano – que ainda depende do aval do Governo do Estado -, o Sousa voltará a campo no dia 22 de julho. O Dinossauro receberá o Botafogo-PB em confronto válido pela nona rodada do estadual.

VITÓRIA EXTRA CAMPO – O futebol não voltou mais o Dinossauro já venceu nos tribunais, pois por unanimidade, os auditores do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) negaram os recursos de Nacional de Patos e São Paulo Crystal e mantiveram a decisão do Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol da Paraíba (TJDF-PB) no caso envolvendo o atacante Jó Boy, do Sousa. Com isso, processo do jogador vai voltar para a 1ª instância estadual, enquanto o Dinossauro está livre de qualquer punição nesta edição do Campeonato Paraibano.

Nacional de Patos e São Paulo Crystal entendem que Jó Boy deveria ter cumprido suspensão logo na primeira partida que o Sousa disputou no Campeonato Paraibano 2020. Isso porque o jogador foi punido pelo TJDF-PB em dezembro do ano passado com uma partida de gancho. Na ação, os clubes de Patos e Cruz do Espírito Santo consideravam que o Dinossauro deveria ser punido com seis pontos (três da vitória sobre o Sport Lagoa Seca, que o atacante esteve em campo, e outros três pontos da punição).

Na visão dos auditores do TJDF-PB, Jó Boy, que foi expulso na 2ª divisão do Campeonato Paraibano de 2019, quando ainda defendia o São Paulo Crystal, não teve direito de se defender no julgamento realizado no dia 9 de dezembro, quando foi punido com um jogo de suspensão. Por isso, a instância estadual anulou aquela decisão e decidiu devolver o caso para a 1ª instância, isso em março deste ano. O fato é que Nacional de Patos e São Paulo Crystal, terceiros no processo e partes interessadas no caso de punição ao Sousa com perda de pontos, entraram com um recurso no STJD.

O recurso foi julgado e por decisão unânime, os auditores rejeitaram o recurso, seguindo a decisão do TJDF-PB. O resultado na instância estadual foi de 5 a 4 em favor da anulação da sentença. Ou seja, não há mais chance de o Sousa perder pontos no Campeonato Paraibano, já que, mesmo se Jó Boy for punido no novo julgamento, ele só terá que cumprir suspensão a partir daí.

Quem comemorou a decisão foi o presidente do Sousa, Aldeone Abrantes. Numa rede social oficial do Dinossauro, o dirigente celebrou o resultado do julgamento e provocou Nacional de Patos e São Paulo Crystal por judicializar o caso.

No dia seguinte, Cleodon respondeu, exigindo mais respeito à agremiação que ele preside.
Horas após a decisão do STJD, Aldeone Abrantes, divulgou um vídeo nas redes sociais do clube no qual aparece comemorando mais essa vitória nos tribunais. Na ocasião, ele aproveitou para provocar o Nacional de Patos – e o São Paulo Crystal que também ingressou com o processo contra o Sousa. O presidente do Dinossauro disse que “pontos se conquistam no campo”. Em tom de ironia, ele chegou a dizer que, se os clubes que ingressaram na Justiça contra o Sousa quisessem pontos, deveriam chamar um profissional da saúde.

– Vencemos o Nacional de Patos e o São Paulo Crystal (na Justiça), que queriam tirar pontos do Sousa de forma sorrateira e covarde. Quer ganhar ponto? Peça para um médico ou um profissional da saúde dar. Dentro de campo quem ganha é o Dino – ironizou Aldeone Abrantes.

Incomodado com as provocações, o presidente do Nacional de Patos, Cleodon Bezerra – que está afastado do cargo por conta de punição imposta pelo TJDF-PB – também gravou um vídeo em resposta a Aldeone Abrantes. O dirigente nacionalino exigiu mais respeito pela sua instituição e rebateu as acusações do mandatário do Sousa.

– Nós lamentamos a posição do presidente Aldeone Abrantes, que afirmou que o Nacional de Patos e o São Paulo Crystal entraram de forma sorrateira na Justiça para buscar esses pontos. Nós não entramos de forma sorrateira. Entramos da forma correta, como reza o código de justiça desportiva brasileiro. Eu tenho respeito pelo Sousa. Mas eu também exijo respeito ao Nacional de Patos – disse Cleodon Bezerra.

Entenda a situação:

O último clube de Jó Boy antes do Sousa foi o São Paulo Crystal. Titular da equipe tricolor na campanha que colocou o time de Cruz do Espírito Santo pela primeira vez na elite do futebol paraibano, o jogador acabou sendo expulso no jogo de volta da decisão da 2ª divisão do estadual, contra o Sport Lagoa Seca, no dia 12 de outubro do ano passado.

Como esse era o último duelo do torneio, naturalmente Jó Boy não pôde cumprir a suspensão automática, inerente ao cartão vermelho sofrido. Segundo o Regulamento Geral de Competições (RGC) da CBF, as suspensões, quando são automáticas, deixam de existir ao fim da competição.
Acontece que o atacante acabou sentando no banco dos réus do TJDF-PB por conta do cartão vermelho sofrido na segunda partida da final. E foi punido pelo tribunal com um jogo de suspensão, em julgamento realizado no dia 9 de dezembro, após, claro, o fim do campeonato.

Globo Esporte PB

FUTEBOL REGIONAL: Campeonato Municipal de Futebol em Paraná, Atlético Caiçara Vence Associação Atlética Caiçara em Jogo Acirrado

Mais um clássico pelo Campeonato Municipal de Futebol do Paraná Edição 2024. Na tarde desse domingo (28) no Estádio Municipal Prefeito José ...