sexta-feira, 24 de julho de 2020

Análise: São Paulo volta da pausa com brechas na defesa e liga alerta para reta final do Paulistão:

Arboleda disputa a bola com Morato em São Paulo x Bragantino — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

O Sistema defensivo do São Paulo se tornou um dos pilares de Fernando Diniz desde o ano passado. O entrosamento da dupla de zaga, composta por Bruno Alves e Arboleda, e a aproximação de Tchê Tchê e Daniel Alves, fez o time sofrer poucos gols sob o comando do treinador.

Nesta quinta-feira, no retorno do futebol em meio à pandemia do novo coronavírus, o que se viu, porém, foi um sistema defensivo com alguns problemas e dando muito espaço na derrota por 3 a 2 para o Bragantino, no Morumbi.
 
A equipe de Campinas, por sua vez, percebeu essas brechas e soube aproveitar. Primeiro com um chute de fora da área de Matheus Jesus, que pouco foi pressionado para que a finalização fosse impedida. O segundo gol, de Morato, saiu de uma falha individual de Arboleda. O zagueiro levou o drible e não conseguiu se recuperar a tempo do chute. Por fim, Artur fez mais um belo gol após tabela na frente da área.
 
Neste ano, o São Paulo havia sofrido nove gols em 12 jogos e ainda não sabia o que era levar três gols em um mesmo jogo. A última vez que isso aconteceu foi em dezembro de 2019, na derrota para o Grêmio, por 3 a 0.
 
Pablo comemora um dos gols do São Paulo sobre o Bragantino — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net
 
A derrota por 3 a 2 para o Bragantino foi apenas o primeiro jogo após 131 dias sem uma partida oficial do clube. No entanto, já liga um sinal de alerta para o técnico Fernando Diniz para a sequência do Campeonato Paulista.
 
– Não é uma coisa para se preocupar. Ao mesmo tempo também foram três bolas no gol. As três bolas que chutaram, e foram dois gols de fora da área. Não adianta falar de "sistema defensivo jogou mal" nesse sentido. A equipe poderia ter jogado melhor, mas não é que a gente foi envolvido. (...) Na realidade o Volpi não fez nenhuma defesa. Eles tiveram felicidade nos arremates e conseguiram fazer três gols – analisou Fernando Diniz.
 
Após o duelo contra o Guarani, no próximo domingo, a equipe terá pela frente as quartas de final da competição e não pode dar vacilos como os vistos na última quinta-feira se realmente almejar o título.
 
Nesta sexta-feira, a delegação estará no CT de Cotia, onde fica em período de concentração até o próximo domingo. É a oportunidade que Diniz terá de consertar os erros cometidos na retomada dos jogos. Diante do Guarani, o treinador não terá sua dupla titular de meio-campistas - Daniel Alves e Tchê Tchê. Ambos estão suspensos.

Ataque funciona, mas cansa


Se a defesa deixou a desejar, o ataque do São Paulo deu esperanças de um futuro promissor sem a presença de Antony. Pablo, substituto do garoto vendido ao Ajax, fez os dois gols da derrota por 3 a 2 e mostrou que os problemas de pontaria apresentados no começo do ano vão desaparecendo.
A mudança de Antony por Pablo deu a possibilidade de Fernando Diniz inverter os três jogadores do ataque a qualquer momento. Isso porque Pablo, Pato e Vitor Bueno sabem jogar nas três posições (ponta direita, ponta esquerda e centroavante).
 
Em vários momentos do jogo, Diniz promoveu essas inversões, e foi exatamente quando o São Paulo levou mais perigo ao gol adversário. O primeiro gol de Pablo, inclusive, foi típico de centroavante. No entanto, ele não era o centroavante naquele momento. O jogador começou atuando pela ponta direita e apareceu bem dentro da área para abrir o placar.
Agora, dos 20 gols do São Paulo no ano, 14 tiveram participação direta do trio de ataque.

O ponto negativo, no entanto, é que os três nitidamente cansaram no decorrer da partida e pouco criaram no segundo tempo. Bueno, um dos que mais destoaram na partida de quinta, foi substituído no segundo tempo, assim como Pato. O ritmo, aos poucos, deve ser retomado.
 
 
Globo Esporte - São Paulo
 

FUTEBOL REGIONAL: Campeonato Municipal de Futebol em Paraná, Atlético Caiçara Vence Associação Atlética Caiçara em Jogo Acirrado

Mais um clássico pelo Campeonato Municipal de Futebol do Paraná Edição 2024. Na tarde desse domingo (28) no Estádio Municipal Prefeito José ...