quinta-feira, 9 de julho de 2020

Análise: irreconhecível, Flamengo joga em marcha lenta e castigo deixa lições para final do Carioca:

Gabigol lamenta chance desperdiçada no Fla-Flu decisivo da Taça Rio — Foto: André Durão

Irreconhecível. Preguiçoso. Apático. Decepcionante.

Adjetivos não faltam para a atuação do Flamengo na final da Taça Rio. Difícil vai ser apontar algo positivo em uma noite totalmente atípica para o torcedor que acostumou-se a ver o time de Jorge Jesus atropelando adversários. O revés nos pênaltis para o Fluminense surge como sinal de alerta para um clube que deixou o futebol em segundo plano na última semana.
 
Fosse pelas disputas jurídicas pelos direitos de transmissão ou pelo assédio do Benfica a Jorge Jesus, a mobilização rubro-negra passou longe do desempenho no clássico decisivo. E o desvio de foco parece ter contaminado um time que praticamente abriu mão de 45 minutos da final.
 
Gerson, Arrascaeta e Bruno Henrique foram substituídos no segundo tempo — Foto: André Durão
 
Que o Flamengo é consideravelmente superior ao Fluminense, acredito que nem mesmo os tricolores são capazes de negar. Até por isso, o time de Odair Hellmann compensou muito a disparidade técnica na base da dedicação. Começou a partida a mil por hora diante de um adversário que jogava como se o placar fosse ser construído naturalmente. Não foi.
 
Com quatro finalizações contra duas no primeiro tempo, o Fluminense não somente igualou as ações como foi mais perigoso. Gilberto desperdiçou chance clara de cabeça na frente de Diego Alves, mas nem assim o Flamengo despertou. O castigo veio em lance parecido e gol do lateral-direito.
 
Mais leve sem Fred e Ganso, o Tricolor encurtava espaços, dobrava a marcação e saía com muita velocidade nos contragolpes. De quebra, teve como adversário um Flamengo com seus principais jogadores longe da melhor condição técnica.

Fluminense x Flamengo

  • Finalizações: 6 x 12
  • Cruzamentos: 7 x 16
  • Escanteios: 2 x 8
  • Faltas cometidas: 11 x 22

Everton Ribeiro e Arrascaeta desperdiçavam a posse de bola com facilidade incomum, enquanto Bruno Henrique e Gabigol não se encontravam por mais que se movimentassem. O Flamengo que tanto desperdiçou oportunidades contra Bangu, Boavista e Volta Redonda sequer conseguiu colocar Muriel para trabalhar. Um desastre.
 
Jorge Jesus não falou sobre assédio do Benfica após a partida — Foto: André Durão
 
Na volta do intervalo, o time de Jorge Jesus se mostrou mais ligado, mas ainda longe da performance habitual. Com exceção de Rodrigo Caio, Filipe Luís e Gerson, os jogadores erraram muito individualmente, e as bolas aéreas se tornaram a opção mais prática.
 
Foram dez cruzamentos no segundo tempo (além de cinco escanteios) em estratégia que deu certo na tentativa de pressionar o Fluminense, mas insuficiente para evitar os pênaltis. Pedro empatou, Gerson tirou tinta da trave e Bruno Henrique desperdiçou duas chances claríssimas.
 
Nas penalidades, os erros de Willian Arão, Léo Pereira e Rafinha só confirmaram o castigo para um time que abriu mão de 45 minutos em um jogo que esteve longe de ser prioridade nos últimos dias. Fica a lição para os 180 minutos finais.
 
Globo Esporte - Flamengo
 

FUTEBOL REGIONAL: Campeonato Municipal de Futebol em Paraná, Atlético Caiçara Vence Associação Atlética Caiçara em Jogo Acirrado

Mais um clássico pelo Campeonato Municipal de Futebol do Paraná Edição 2024. Na tarde desse domingo (28) no Estádio Municipal Prefeito José ...