terça-feira, 16 de junho de 2015

Em alta na Europa, Neymar e James têm badalado encontro em Santiago

Camisas 10 são as atrações de Brasil e Colômbia no confronto do Monumental após temporadas de ótimos números na Europa: “Não é Barça x Real”, avisa o atacante

 
Eles não foram a maior estrela de seus clubes, mas é difícil imaginar que Barcelona e Real Madrid teriam chegado tão longe sem o futebol de Neymar e James Rodríguez. O brasileiro e o colombiano empilharam gols, distribuíram assistências e acabaram como os melhores escudeiros de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo na recém encerrada temporada europeia. Na quarta, se reencontram por suas seleções pela segunda rodada do Grupo C da Copa América praticamente um ano após a Copa do Mundo, numa tarde em que ambos choraram no Castelão.
No domingo, Neymar brilhou com gol e assistência na vitória do Brasil sobre o Peru, por 2 a 1. James, no entanto, decepcionou na derrota da Colômbia por 1 a 0 para a Venezuela - bem marcado, praticamente não criou chances. Ele tem a pressão de virar o jogo e recolocar sua seleção numa condição favorável na chave.

Há um ano, Neymar disputava sua primeira Copa do Mundo com a camisa 10 do Brasil e confirmava aquilo que muita gente esperava: estava pronto para conduzir a seleção brasileira. James Rodríguez vivia realidade diferente. Chegou ao Brasil com a Colômbia para seu primeiro Mundial ainda como rosto pouco conhecido para muita gente. Não demorou nada para se apresentar e impressionar. Foi artilheiro da competição com seis gols e autor do golaço de 2014, em eleição da Fifa, diante do Uruguai no Maracanã.
Naquela Copa, Neymar vivia sua primeira temporada no Barcelona. Ainda oscilava e tentava se consolidar no clube. James, então jogador do Monaco, da França, impressionou tanto que assim que se despediu da Copa, nas quartas de final justamente contra o Brasil, foi contratado pelo Real Madrid. O valor da transação foi de 80 milhões de euros (cerca de R$ 240 milhões na época), com salário de 7 milhões de euros anuais (aproximadamente R$ 21 milhões).

Hoje, ambos estão em alta na Europa. Principalmente Neymar. O camisa 11 do Barça, que é capitão do Brasil, foi campeão e artilheiro da Liga dos Campeões. Ainda ganhou o Campeonato Espanhol e a Copa do Rei, também artilheiro desta última competição. Não resta mais dúvidas: está, enfim, entre os melhores do mundo.
David Luiz manda mensagem para James Rodríguez (Foto: Reprodução)James recebe afago de David Luiz no Castelão

Rever James não será exatamente uma novidade para Neymar. Os dois se enfrentaram no Superclássico espanhol em outubro, com vitória do Real, por 3 a 1, de virada (Neymar marcou para o Barça, enquanto James deu passe para o gol de Benzema) - o colombiano estava lesionado no duelo de volta, no Camp Nou, com vitória dos catalães por 2 a 1.
- Não é Barça x Real, é Brasil x Colombia. James é um grande jogador, inteligente, vamos tomar todas precauções com ele para vencer a Colômbia – disse o brasileiro.
O Real Madrid terminou a temporada com os títulos da Supercopa Europeia e do Mundial de Clubes, enquanto o Barça faturou a Tríplice Coroa. James foi baixa por dois meses entre janeiro e março com uma fratura no pé, mas ainda assim apresentou números mais que satisfatórios: 17 gols e 17 assistências, participação maior do que o também badalado Gareth Bale. Só a comparação com Neymar que não é tão favorável: o brasileiro fez 39 gols pelo Barça e ainda deu 11 passes. Pela seleção brasileira, mais nove gols - o colombiano marcou um no mesmo período.
- Penso que Neymar está em um nível incrível e eles também têm de estar bem para poder ganhar da Colômbia. Não vai ser fácil e temos que juntos, atentos a tudo para estar no nível máximo e poder ganhar do Brasil - afirmou James.


Neymar James Rodríguez Copa do Mundo (Foto: Getty Images)Neymar é socorrido por James Rodríguez e Marcelo após fraturar a vértebra na Copa do Mundo (Foto: Getty Images)
 
 
Choro dos dois lados em 2014
Quando se enfrentaram na Copa do Mundo, Neymar e James saíram de campo aos prantos. Mas por motivos diferentes. O colombiano havia sido eliminado pelo rival sul-americano, enquanto o brasileiro, apesar da classificado para semifinal, sofria uma grave lesão. O craque sofreu uma fratura na terceira vértebra lombar após receber uma joelhada do colombiano Zúñiga, nas costas, pouco antes do final do segundo tempo, e ficou fora do torneio – coincidentemente, James foi o primeiro colombiano a ajudá-lo. O jogo terminou com vitória do Brasil por 2 a 1.
Em setembro do mesmo ano, as duas seleções disputaram amistoso nos Estados Unidos. James estava em campo, mas o Brasil levou novamente a melhor graças ao belo gol de falta de Neymar
 

Globo Esporte

FUTEBOL NACIONAL: Luisgomense Vinicius Torquato é um dos Destaque no Pernambucano Sub - 20

Atuando pelo Retro FC o meia Vinicius Torquato natural de Luís Gomes RN, é um dos grandes nomes nesse momento no Campeonato Pernambucano de ...