quinta-feira, 30 de abril de 2020

Fim de férias para os grandes do Rio: veja as situações de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco:

Jorge Jesus e Marcio Sampaio durante treino do Flamengo — Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Ainda sem data para retorno das atividades coletivas, clubes se organizam e aguardam apenas aval do governo. Fla e Flu, por exemplo, pedem aos jogadores que voltem ao Rio de Janeiro.

 
Ainda que o horizonte seja nebuloso por conta do caos provocado pelo coronavírus, uma coisa é certa: as férias acabam nesta quinta-feira, dia 30 de abril, para os jogadores dos quatros grandes do Rio de Janeiro. A partir de sexta, sob condições normais, todos deveriam se reapresentar a seus respectivos clubes. No entanto, por conta do isolamento social, tudo o que as equipes podem fazer é traçar planos temporários enquanto aguardam o aval do governo para o retorno aos treinos.
 
Flamengo e Fluminense têm planejamentos bem definidos. Por exemplo: ambos já solicitaram o retorno ao Rio de Janeiro àqueles jogadores que decidiram passar o período de quarentena em suas cidades de origem. O Vasco pretende realizar suas atividades em São Januário assim que os treinos forem liberados, e o Botafogo tem uma reunião marcada para esta quinta-feira com o objetivo de traçar uma nova programação de treinos em casa pós-férias.
Veja abaixo a situação de cada clube e, também, o que pensa a Ferj sobre o assunto:
BOTAFOGO

Dos quatro, o Botafogo é o clube com menos informações sobre planejamento até o momento. O Alvinegro informou ao GloboEsporte.com que vai realizar na noite desta quinta-feira uma reunião com a comissão técnica para definir a agenda de treinos à distância dos jogadores com o fim das férias. A exemplo dos rivais, assim que teve início a quarentena, o Bota passou para os atletas uma cartilha de atividades físicas que cada um segue da sua maneira e conforme as condições disponíveis. A tendência é que essa cartilha seja renovada com padronização de treinos e horários para evitar a discrepância física quando for possível a reapresentação do elenco,
 
FLAMENGO

O Flamengo garante que tem tudo pronto para retomar os treinos dentro das orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). E aguarda apenas o "ok" do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, para que as atividades voltem a acontecer no Ninho do Urubu.
 
O clube solicitou aos jogadores que estavam em suas cidades natais que retornem ao Rio de Janeiro até sexta-feira. Gabigol, por exemplo, voltou no último fim de semana. E outros sete estão a caminho: Diego Alves, Rodrigo Caio, Gustavo Henrique, Léo Pereira, Michael, Arrascaeta e Thiago Maia. O Rubro-Negro acompanhou a resposta dos atletas aos treinos caseiros e percebeu que a frequência e a atividade diminuíram com o passar do tempo, o que é considerado normal pela comissão técnica. A tendência é que seja iniciada uma rotina monitorada em casa antes de retornar ao CT.
 
Após o aval do governo, o processo será gradativo e cheio de restrições. Ambientes fechados como academia e refeitório não serão utilizados, e a comissão técnica aproveitará o fato de as categorias de base estarem inativas para utilizar um número maior de campos do CT. Desta maneira, o Flamengo entende que conseguirá trabalhar com grupos reduzidos, mas sem a necessidade de espaçar tanto as atividades em períodos distintos do dia. A programação será de fato definida em reuniões por videoconferência após a chegada de Jorge Jesus e seus pares ao Brasil, na noite de sexta-feira. Além disso, a quantidade de funcionários na rotina do clube deve ser bastante reduzida nessa volta.
FLUMINENSE

O Fluminense foi o primeiro clube a definir sua programação pós-férias. Antes, os atletas seguiam as orientações das cartilhas e ficavam livres para cumpri-las. Agora, a partir de sexta, todos terão horários fixos de treinamento e supervisão da comissão técnica por vídeo-conferência durante as atividades de força e funcional. Os trabalhos aeróbicos continuarão sendo feitos separadamente, de acordo com a rotina de cada um.
 
 
O clube pediu para que todos os jogadores estejam no Rio de Janeiro até sexta-feira, já que diversos atletas aproveitaram as férias para retornarem às suas cidades. O objetivo é que todos estejam disponíveis para voltarem a treinar no CT assim que houver a autorização dos órgãos governamentais e de saúde.
Nesta quinta, também haverá uma reunião pela internet, através de vídeo-conferência, entre clube e atletas. No encontro online, a comissão técnica irá repassar as novas orientações para os jogadores seguirem nos próximos dias, enquanto o CT ainda estiver fechado, e tirar dúvidas.
VASCO

O Vasco segue o caminho dos rivais e espera o governo estadual afrouxar o isolamento social para marcar o retorno das atividades. A novidade no Cruz-Maltino é que, quando os treinos voltarem, eles serão realizados temporariamente em São Januário.
 
O clube já entregou o CT do Almirante, que era alugado, e pretende gerar uma economia de mais de R$ 500 mil com essa decisão, de acordo com o presidente Alexandre Campello. O novo CT do Vasco, que está com obras avançadas, deve estar disponível para uso em julho, ou seja, em dois meses.
 
- Para isso acontecer (a entrega da CT do Almirante), era necessário que a gente viabilizasse o nosso campo anexo em São Januário, o departamento médico e outras áreas. Esse trabalho tem sido feito.
 
A gente estima que até sexta-feira isso será concluído. Os treinamentos serão iniciados com pequenos grupos, as salas de musculação não devem ser usadas. Monitoramento com testes com os atletas e com as pessoas que têm contato com eles - explicou Campello em entrevista à "Vasco TV" nesta quarta.
O QUE DIZ A FERJ?

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) faz parte do grupo que tenta convencer CBF e governos federal e estadual a permitir o retorno dos treinos. No entanto, faz uso de um discurso cauteloso para que não pareça que se opõe ao isolamento social e sua importância. A entidade já apresentou à CBF um protocolo de 12 páginas elaborado com a ajuda de médicos de todos os clubes que enumeram condições para retorno da atividades, como exames em série e o uso de máscaras pelas comissões técnicas.
Em uma live na sexta-feira passada, além de garantir que o Campeonato Carioca será disputado até o final, Rubens Lopes, presidente da Ferj, explicou que aguarda somente a autorização dos órgãos competentes, sejam eles quais forem.
 
- Vamos obedecer a ordem de quem tem competência para dar essa ordem. Independentemente de quem seja. Se o órgão responsável por permitir o retorno da atividade for o órgão municipal, obedecemos ao órgão municipal. Se for o estadual, vamos obedecer ao órgão estadual. E se for o federal, a mesma coisa - disse.
 
Globo Esporte - Flamengo
 
 

FUTEBOL REGIONAL: Athos de José da Penha RN, Apresenta seus três Reforços Para 20ª Copa Primo Fernandes de Futebol Regional

A equipe do Athos atual campeão municipal de futebol em José da Penha RN.  Apresentou seus três reforços para a 20ª Copa Primo Fernandes de ...