quinta-feira, 25 de março de 2021

Estádio Nogueirão é liberado para jogos após acordo entre Ministério Público e prefeitura de Mossoró:

Foto: Oscar Xavier ( Inter TV Cabugi )
 
O Estádio Nogueirão, em Mossoró, está liberado para sediar jogos. Esta autorização veio após acordo firmado entre o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e a prefeitura de Mossoró, com esta última assumindo o compromisso de realizar uma série de reformas em períodos de tempo escalonados para tornar o equipamento acessível para pessoas com deficiência.

O Nogueirão, que se encontrava interditado desde o ano passado, foi municipalizado recentemente - antes, o estádio era de responsabilidade da Liga Desportiva Mossoroense (LDM).

O Potiguar, único representante da cidade no campeonato estadual, estava mandando seus jogos no Edgarzão, em Assú.

Caso o novo Termo de Ajuste de Conduta (TAC) seja desrespeitado, dentro dos prazos previstos para as diferentes etapas, o local voltará a ser interditado.

De acordo com o MPRN, o primeiro prazo dado ao Município implica na implementação de uma série de reformas dentro do período de seis meses e o segundo prazo, um ano e seis meses, para a efetivação e conclusão de outras intervenções necessárias no estádio. Essas reformas são necessárias para garantir o pleno acesso, circulação e utilização pelas pessoas com deficiência, observando as normas técnicas de acessibilidade.

As atividades no Nogueirão estavam suspensas por determinação judicial, obtida pelo MPRN. Ao longo de investigações realizadas, o MPRN identificou diferentes irregularidades nas calçadas (guia rebaixada fora da norma e com piso trepidante e sem conservação, além de sofrer interrupção nas entradas de veículos); no estacionamento (não tem vaga reservada para deficientes e nem para idosos); nas áreas de acesso e circulação (os acessos às arquibancadas, cadeiras especiais e cabine de imprensa são feitos somente através de escadas, que por sua vez estão fora do padrão técnico); e nos banheiros (o boxe tem dimensão errada, a porta de entrada tem abertura livre inadequada, além de ausência de barras de apoio no boxe, no lavatório e na face interna da porta). Também há irregularidades no mobiliário (os balcões das cantinas têm alturas e modelos inadequados, assim como os guichês das bilheterias), além de ausência de sinalização.

GE NATAL

FUTEBOL REGIONAL: Arena Keke X HBC Refrigeração Ficam no Empata Pela Copa dos Campeões de Futebol Regional

Na tarde desse sábado (26) foi definido mais um grupo na Copa dos Campeões de Futebol Regional em José da Penha RN. O Estádio Municipal Jeda...