sexta-feira, 4 de junho de 2021

Atlético de Cajazeiras e São Paulo Crystal ainda têm chance de se classificar para a Série D de 2022; entenda:

Foto: Gabriela Sávio ( Atlético PB )
 
Eliminados nas fases de mata-mata do Campeonato Paraibano deste ano, São Paulo Crystal e Atlético-PB ainda carregam consigo um pingo de esperança para que possam se encaixar na Série D do Brasileiro da temporada 2022. Para que isso aconteça, são paulinos e atleticanos vão precisar cruzar os dedos e torcer pelo sucesso dos representantes da Paraíba na edição deste ano da 4ª divisão nacional. Só assim para que se abra mais espaço para times paraibanos.
 
Antes de explicar o que precisa acontecer para São Paulo Crystal e/ou Atlético-PB conquistarem a vaga da Série D do próximo ano, é importante lembrar que, por força do regulamento, a Paraíba tem direito a duas vagas na competição nacional, que são destinadas ao campeão e ao vice-campeão estadual do ano anterior. Assim, como Sousa e Campinense são os finalistas do Campeonato Paraibano deste ano, ambos serão os representantes da Paraíba na 4ª divisão nacional de 2022.

Acontece que o Dinossauro e a Raposa (e ainda o Treze) já são os clubes paraibanos na disputa da Série D deste ano. E, caso eles conquistem o acesso à Série C de 2022, então suas vagas na Série D do próximo ano ficarão em aberto. E é aí que São Paulo Crystal e Atlético-PB podem ser beneficiados.

Para os são paulinos, eliminados na fase semifinal do Campeonato Paraibano deste ano, a situação é mais simples. Basta que Sousa ou Campinense conquiste o acesso à Série C do próximo ano. Porque, se Dinossauro ou Raposa subir para a Terceirona de 2022, a vaga que esse time ocuparia na Série D ficará em aberto e passará automaticamente para o terceiro colocado do Paraibano. A Federação Paraibana de Futebol (FPF) não se pronunciou oficialmente ainda se fará uma disputa de terceiro lugar entre Botafogo-PB e São paulo Crystal, que foram eliminados nas semifinais. Mas, fazendo ou não, mesmo que o Tricolor de Cruz do Espírito Santo fique na quarta colocação, ainda assim herdaria essa vaga na Série D de 2022, já que o Belo não ficaria com ela, uma vez que já está garantido no Brasileirão do próximo ano (atualmente, o Alvinegro da Estrela Vermelha disputa a Série C e, no próximo ano, estará na B, na C ou na D).

Já a situação do Atlético-PB é bem mais complexa e exige muita torcida em prol do futebol paraibano na Série D deste ano. É que o Trovão Azul foi eliminado do Campeonato Paraibano ainda na fase de repescagem, ou seja, terminou o estadual na quinta ou na sexta colocação — a FPF ainda não se pronunciou oficialmente sobre o time ter ficado à frente ou atrás do Treze na classificação final, embora tudo indique que tenha ficado mesmo em sexto. O fato é que, se ficou na quinta colocação, à frente do Treze, o Atlético-PB precisará que Sousa e Campinense subam juntos para a Série C do próximo ano; só assim para herdar a vaga na Série D de 2022. E, se ficou na sexta colocação, atrás do Galo — o que é mais provável —, então o Trovão precisará que os três representantes da Paraíba na Série D deste ano consigam o acesso para a Terceirona do próximo ano.

A tendência é que a FPF se pronuncie nesta sexta-feira, tanto sobre haver ou não a disputa de terceiro lugar, entre Botafogo-PB e São Paulo Crystal (ou sobre qual desses times é o terceiro e o qual é o quarto), quanto sobre quem é quinto e quem o sexto colocado, se o Treze ou o Atlético-PB.

Se já é difícil o cenário para o São Paulo Crystal, o desenho para que tudo possa dar certo para o Atlético-PB é quase utópico dentro do retrospecto dos clubes paraibanos na Série D. Isso porque, desde a instauração da competição no calendário da CBF, foram apenas três os acessos alcançados por times da Paraíba à Série C do Brasileiro: o Treze, juridicamente, em 2011; o Botafogo-PB, em 2013; e novamente o Galo da Borborema, em 2018. Nunca dois clubes do futebol paraibano ascenderam à disputa da Terceirona numa mesma edição, muito menos três ao mesmo tempo.

GE PB

 

FUTEBOL REGIONAL: Athos de José da Penha RN, Apresenta seus três Reforços Para 20ª Copa Primo Fernandes de Futebol Regional

A equipe do Athos atual campeão municipal de futebol em José da Penha RN.  Apresentou seus três reforços para a 20ª Copa Primo Fernandes de ...