terça-feira, 17 de outubro de 2017

LUIZINHO – O atual técnico da equipe de futebol do globo, Luiz Lopes, saiu das quadras para fazer história no esporte bretão. Da Academia de Futsal do Centro Esporte Clube de Pau dos Ferros/RN para o mundo de futebol:

A trajetória vitoriosa de Luiz Lopes, o nosso eterno Luizinho, atleta formado na magnifica Academia de Futsal FIFA do Centro Esporte Clube da cidade de Pau dos Ferros/RN, e que o mundo futebolístico está descobrindo suas qualidades como técnico de Futebol.
 
Créditos da Foto: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN
 
Luiz Lopes Junior, o “Luizinho”, um dos atletas mais queridos do Futsal da cidade de Pau dos Ferros/RN. Ainda muito criança, Luizinho já despertava o seu interesse pela danada da Bola. O menino franzino, Filho de Seu Luiz da Oficina, como era mais conhecido o seu pai na cidade, não tinha muito apetite por comida, segundo a sua mãe era preciso brigar para fazê-lo comer, no entanto, quando o assunto era brincar de bola, ele possuía um apetite fabuloso, uma verdadeira fome por bola, a tal ponto que ninguém conseguia impedir de brincar de bola, fosse dentro de casa ou na calçada da Rua Independência. Seus pais sempre o apoiaram e estiveram ao lado  filho acompanhando durante os que participava.

Luizinho não conseguia ficar muito tempo longe do objeto esférico. Mas foi com o surgimento da Liga de Futsal de nossa cidade que o menino, magrinho e muito habilidoso com a bola na sua perna esquerda, passou a fazer parte da equipe da Cohab de Futsal, entidade recém criada para participar da primeira competição de Futsal em nossa cidade e representar o bairro. Estamos falando do ano de 1992. 
 
Apesar de ainda ser muito franzino, menor que a maioria das crianças que na época jogava na Cohab, o menino do seu Luiz, já conseguia se destacar, diante dos seus colegas e adversários quando entrava em quadra. Foi assim que Luizinho conseguiu atrair a atenção do principal dirigente do nosso esporte, estou falando de nada mais nada menos da maior autoridade quando o assunto é Futsal, o senhor Jocéli Torres, um ícone do Futsal brasileiro, e que havia criado a Academia de Futsal FIFA do Centro Esporte Clube em nossa cidade, para preparar atletas para jogar as competições de Futsal que seriam realizadas pela Liga Futsal de Pau dos Ferros, entidade criada para formatar e desenvolver a modalidade no município.
 
O próprio dirigente comunicou ao então técnico da Cohab, o Sr. Willames Leite, do interesse de levar Luizinho para a Academia de Futsal do Centro Esporte Clube e em troca seria reforçado o plantel da equipe maior para a competição seguinte, no que foi prontamente compreendido pelo técnico da equipe da Cohab de Futsal. Na negociação entre os clubes, foram dois atletas mais velhos para melhorar o nível da equipe e em troca veio para a Academia do Centro Esporte Clube, os atletas: Luizinho e Jociene Targino, o “Tita”, que atuando ao lado de Luizinho, viria a se tornar num dos melhores atletas a atuar no sistema defensivo. Primeiro veio titã e logo em seguida veio Luizinho. A liberação de Luizinho foi realizada por Barrô, atleta de futebol da cidade e que se encontrava responsável pela direção da Cohab Futsal, como mostra o termo de liberação na imagem abaixo.
Créditos da Foto: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN


Luizinho ao lado do grande ícone do Futsal brasileiro, o Sr. Jocéli Torres, durante a solenidade de premiação da Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN, em 1993,
A aposta de Jocéli Torres, nesses dois atletas, ainda muito novos foi espetacular para o Centro Esporte clube e para o nosso Futsal. Aqueles que tiveram o privilégio de acompanhar de perto o crescimento dessas duas crianças dentro da Academia do Centro Esporte Clube, viram o desenvolvimento técnico e tático desses dois meninos. Ao chegar ao clube ele puderam acompanhar de perto a elite do clube, atletas como: Cruel e Eduardo que fazia parte das equipes maiores. Em seguida chegou ao clube o goleiro Leonardo e o Pivô Allan Patrick da cidade de Itaú, em pouco tempo o grupo se tornou numa verdadeira máquina de jogar Futsal. Era tanto talento dentro de quadra a disposição da comissão técnica que durante os treinos, realizados aos domingos pela manhã no Ginásio Prof. João Faustino, ficava completamente lotado por admiradores para assistir os treinos das equipes desta fantástica agremiação, quem não gostaria de assistiu aqueles garotos desfilarem aos domingos pela manhã. Para os atletas os treinos se tornava uma verdadeira festa, era a oportunidade que eles tinham para estarem todos reunidos, pois muitos deles moravam em cidades da região oeste, como: Itaú, Apodi, Portalegre, José da Penha, Dr. Severiano entre outras,
 
Créditos da Foto: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN
 
Aos domingos, logo cedinho, precisamente as 07h00min horas da manhã a galera do Centro Esporte Clube já se encontrava em quadra para desfilar a verdadeira arte do Futsal FIFA. Na imagem acima podemos observar de como era os treinamento da equipe SUB-13 do Centro esporte Clube, no saudoso Ginásio de Esportes Prof. João Faustino em 1993. Há quase 28 anos atrás.

A chegada de Luizinho e de outros garotos espetaculares alterou todo o clima dentro do clube. A garotada vivia ares de estrelas, eram respeitados e admirados por toda a comunidade esportiva, e que em retribuição a esse carinho, os atletas transformaram em títulos. Foram várias as conquistas que aquele grupo de garotos apaixonados por Futsal deu para o clube e a sua torcida, e de quebra transformou a Academia Futsal do Centro Esporte Clube de Pau dos Ferros/RN numa referência, que ultrapassou as fronteiras do nosso estado, quando o assunto era a formação de atletas no Futsal FIFA,
O Ginásio de Esportes Prof. João Faustino, foi a palco onde Luizinho e seus companheiros de clube desfilavam toda sua arte com a bola no pé, toda a classe no trato com a bola. Com a sua perna esquerda ele conduzia de forma impecável a bola diante de uma plateia composta por jovens Futsalistas e salonistas da velha guarda que lotavam as arquibancadas e não tiravam os olhos do lance, um segundo sequer, quando o menino franzino, de cabelo liso e loiro entrava em quadra e começava a conduzir a bola com a sua perninha esquerda, uma ginga natural que só os grandes atletas, craques do salão possuíram.  
 
Sempre cordial para com todos que o procurava, Luizinho foi conquistando uma legião de admiradores em nossa cidade.  Através da sua simplicidade conquistou o respeito de dirigentes, técnico, adversários, amigos e torcedores. Apesar de ser um menino de uma classe social mais abastada, privilegiada economicamente e de família tradicional na cidade, ele nunca deixou de tratar a todos da mesma forma.
 
Não é a toa que nos que fazemos o departamento de comunicação do Site Nathan na Área, somos cotidianamente indagados sobre a qualidade do nosso esporte e o nível dos nossos atletas, e sempre é citado as equipes e atletas que participaram das competições da Liga Futsal de nossa cidade, na década de 90. E, o nome de Luizinho é recorrente como um dos atletas mais geniais do nosso esporte, uma figurinha carimbada quando o assunto é completar o álbum dos atletas mais talentosos do esporte da cidade de Pau dos Ferros/RN,
 
Créditos da Foto: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN
Em : Fabrício, Tita, Leonardo, Luizinho, Allan Patrick e Luiz Antônio.
Agachados: Derlan, Jocéli Torres, Jorinho, Aires e Cristiano (In memoriam).
 
A trajetória do técnico Luiz Lopes certamente seguirá os passos do atleta Luizinho, que possuía uma técnica espetacular que o fez se destacar dentro das quadras e campos por onde atuou. Luiz Lopes, o nosso Luizinho, tem tudo para fazer parte num futuro próximo, do grupo seleto de técnico de futebol do país. Jovem e bastante estudioso, leva uma grande vantagem, tem a mente aberta quando o assunto é conhecer novas técnicas e metodologia para o esporte, que certamente devem ter sidas captadas lá atrás, ainda criança, quando teve o privilégio de aprender com o grande Jocéli Torres, um perfeccionista por excelência,
 
Créditos da Foto: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN
 
Em pé: Leonardo, Elton Jhonys (Deta), Allan Patrick, Tita, Fabrício e Luiz Antônio.
Agachados: Jorinho, Pablo, Marco Delly, Luizinho, Carlos Augusto (atual Deputado Estadual pelo partido ) e Cristiano (In memoriam).
O SONHO DE QUALQUER ATLETA DE FUTSAL ERA JOGAR NO CENTRO ESPORTE CLUBE – UMA FÁBRICA DE FAZER ATLETAS PARA O FUTSAL.

Créditos da Foto: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN
 
As equipes da categoria SUB-13 e SUB-15, pousam juntas para fotografia.
 
Em pé: Gildivan Fernades(técnico), Leonardo, Luiz Antônio, Almécio, Cruel, Eduardo, Vanderley e Jocéli Torres (presidente da Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN).

Agachados: Netinho, Pablo, Elton Jhonys, Fabrício, Marco Delly, Cristiano (In memoriam), Luizinho, Tita, Carlos Augusto (então deputado Estadual) e Jorinho.
 Créditos da Foto: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN
 
No dia 30 de Agosto de 1993, o atleta Luiz Lopes Júnior, o  (Luizinho), deixava o antigo clube para vestir o manto sagrado do Centro Esporte Clube.
Fonte: Nathanzinho

FUTEBOLREGIONAL: Definida as Semifinais da I Copa dos Campeões de Futebol Regional

Tivemos nesse fim de semana a definição da fase da fase de grupos da I Copa dos Campeões de Futebol Regional em José da Penha RN. Dois grand...