segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Análise: São Paulo é favorito; Fla, Bota e Corinthians brigam pelo título da Copinha:

A Copa São Paulo de Juniores, maior competição de base do Brasil, começa nesta segunda-feira com mais um recorde de clubes batido. Em 2017, são 120 participantes, cada um com sua meta. Os grandes da Série A buscam o título e tentam, cada um do seu jeito, mostrar que fazem um bom trabalho na formação de jogadores.



Atento a essa questão, o blog analisa a situação de 22 clubes participantes, desde o Flamengo, o atual campeão, passando pelo favorito São Paulo, até a Chapecoense, que mudou seu planejamento após o desastre aéreo ocorrido na Colômbia. Confira:

O FAVORITO

São Paulo

Campeão da Taça Libertadores, da Copa do Brasil, da Copa RS e do Paulista Sub-20, o São Paulo chega à Copinha como favorito ao título do torneio, que não conquista desde 2010, com a geração de Lucas e Casemiro. A equipe treinada pelo técnico André Jardine conta com a segurança do zagueiro Éder Militão e a velocidade do meia-atacante Caíque, além de um jogo coletivo eficiente, baseado na busca pela posse de bola e pelo controle das ações em campo. O camisa 10 Shaylon, destaque do time, corre o risco de não jogar a Copinha por um bom motivo: sua promoção aos profissionais e ida à Flórida para a pré-temporada é cogitada.

BRIGAM PELO TÍTULO
Flamengo
O atual campeão da Copinha chega totalmente reformulado para a edição 2017. Dos titulares do ano passado, apenas o zagueiro Dener segue no time, além de alguns reservas importantes, como Patrick e Klebinho, que ganharam espaço. Mas isso não significa que o time perdeu em talento. A presença da excelente dupla formada por Vinícius e Lincoln, ambos com apenas 16 anos, atesta que o trabalho de formação no Ninho do Urubu voltou a ser bem feito e está próximo de colher frutos. Resta saber apenas se essa juventude em excesso não atrapalhará o time contra equipes mais "velhas". Outra novidade está no banco: Zé Ricardo, nos profissionais, dá lugar a Gilmar Popoca, campeão mundial sub-20 em 1983 com a seleção brasileira e cria do próprio Flamengo.

Corinthians
Vice-campeão em 2016, o Corinthians também se reformulou em virtude das subidas de diversos jogadores e só tem o goleiro Filipe e o lateral-esquerdo Guilherme como remanescentes da equipe do ano passado. O resto do time é jovem, mas já mostrou talento no vice-campeonato Brasileiro Sub-20. A dupla de meias formada por Fabrício Oya e Pedrinho e o atacante Carlinhos estão entre as principais armas do técnico Osmar Loss para que a equipe chegue à sua quarta final consecutiva no torneio.

Botafogo

Campeão brasileiro sub-20 e vice da Copa RS da categoria em 2016, o Botafogo também surge como candidato ao título da Copinha. O time terá o desfalque do técnico Eduardo Barroca, que está como auxiliar de Rogério Micale na seleção sub-20, e será comandado pelo auxiliar Felipe Lucena, que teve passagem pela Portuguesa em 2016. Entre os atletas, destaque para o atacante Igor Cássio, artilheiro da Copa RS com cinco gols, para a dupla de zaga formada por Kanu e Hellerson e para o volante Jordan.

Palmeiras
O único dos grandes paulistas que jamais conquistou a Copa São Paulo chega para o torneio com alguns desfalques importantes: o meia Vitinho está com os profissionais e o atacante Artur, com a seleção sub-20 que disputa o Sul-Americano da categoria. No time comandado pelo técnico João Burse, há remanescentes do ano passado, como o ótimo goleiro Daniel Fuzato e o zagueiro Augusto, além do meia-atacante Kauê. Entre os novatos, destacam-se o meia Alan e o zagueiro Vitão, ambos de 16 anos e da seleção sub-17.

Santos
A base que mais revela jogadores de linha para o futebol brasileiro chega para a Copinha após campanhas razoáveis em 2016 e com boas expectativas. O time comandado pelo técnico Marcos Soares é jovem, e chegou às quartas de final da Copa RS Sub-20, mas perdeu o camisa 10, Matheus Oliveira, que foi para os profissionais. A esperança de gols é o centroavante Léo Souza, que veio do Ituano em 2016 e balançou a rede 29 vezes em 33 jogos. No meio, quem dá as cartas é o volante Guilherme, que disputou o último Mundial Sub-17 pela seleção brasileira.

Grêmio
O Grêmio tinha uma mudança no comando técnico já programada antes do início da Copinha: saiu Felipe Endres, que comandou o time na Copa RS Sub-20 e continua no clube treinando o grupo de transição aos profissionais, e entrou Beto Almeida. Alguns jogadores que não disputaram o torneio gaúcho também irão a São Paulo. É o caso do meia Patrick Machado e do atacante Pepê, ambos vistos como grandes promessas internamente.

Cruzeiro
Semifinalista da Copinha em 2016, o Cruzeiro chega à edição 2017 com uma equipe mais jovem e aposta em nomes talentosos como os meias Cesinha, 17 anos, e Marco Antônio, de apenas 16. No time comandado pelo técnico Marcos Valadares, quem responde pela missão de fazer gols é o atacante Rick Sena, que ganhou a posição de titular durante a última edição do torneio.

 Coritiba
Semifinalista do Brasileiro Sub-20, o Coritiba aposta em uma equipe mais experiente, com várias figurinhas carimbadas. O atacante Gustavo Mosquito é um dos destaques do time, que ainda conta com o volante Julio Rusch, o meia Talysson Lalau e os zagueiros Romércio e Thalisson Kelven, todos com passagem pelo time principal. O auxiliar-técnico do clube é o ex-volante Mozart, que passou pelo Flamengo e disputou os Jogos Olímpicos de 2000 pela seleção brasileira.

Sport

O Sport teve, em 2016, o melhor ano de sua base desde 1994, quando revelou para o Brasil nomes como Juninho Pernambucano, Chiquinho e Sandro. Chegou às quartas de final da Copa São Paulo, foi semifinalista da Copa do Brasil Sub-20 e vice-campeão da Copa do Brasil Sub-17. O time comandado pelo português Daniel Neri tem como destaques o meio-campista Pablo Pardal, o goleiro Lucas, o lateral-esquerdo Evandro e o zagueiro Adryelson.

Bahia
Vice-campeão da Copa do Brasil Sub-20, o Bahia chega à Copinha desta vez com sua equipe de juniores, ao contrário do ano passado, em que os juvenis atuaram. O técnico Aroldo Moreira tem à disposição jogadores como o zagueiro Everson, recém-convocado para a seleção sub-20, e o goleiro Deijair, destaque do time na Copinha de 2016. No ataque, quem chama a atenção é Geovane Itinga, artilheiro da última edição do torneio com oito gols.

Vitória
Uma das mais tradicionais bases do Brasil, o Vitória vem para a Copinha com a base do time campeão da Copa do Brasil Sub-15. Nomes como o goleiro Jhon Wilker, o volante Farinha, o meia Yan e o atacante Eronildo formam a espinha dorsal da equipe que trocou de técnico após as eleições. Saiu Luciano Gama, e entrou Hamilton Mendes. O desfalque é o meia Nickson, filho do ex-jogador Jackson, que foi para os profissionais e está próximo de ser emprestado ao Cruzeiro.

Internacional
Eliminado precocemente no Brasileiro Sub-20, o Internacional chega à Copinha como uma incógnita. O time é comandado pelo técnico Carlos Leiria, que fez estágio com Jorge Sampaoli, no Chile, e busca sempre um futebol ofensivo, com o volante Valdemir, um ex-atacante, como principal destaque. Outros que chamam a atenção são o atacante Mila, com passagem pelos profissionais, e o zagueiro Roberto.

Atlético-PR
Um dos times que mais utiliza jogadores da base nos profissionais na Série A, o Atlético-PR chega para a Copinha com uma equipe que não teve muito sucesso nas competições nacionais durante o ano. No Estadual, porém, conquistou o título com uma equipe jovem, de jogadores em primeiro e segundo ano de juniores. Os destaques são os meias Mateus Anjos e Julian, este último de apenas 17 anos e já cobiçado por clubes europeus.
CORREM POR FORA

Vasco

Assim como no ano passado, o Vasco manda ao torneio um time jovem, com vários destaques do sub-17 e outros que estão saindo do primeiro para o segundo ano de juniores. Um deles é o centroavante Hugo Borges, goleador em todas as categorias. Outro é Paulo Vitor, meia-atacante que veio do Fluminense em 2015. Ambos já treinaram bastante entre os profissionais. Nomes como Andrey, Evander, Douglas Luiz e Alan Cardoso estão no time de cima e não descem mais.

Fluminense
Semifinalista da última Copa RS Sub-20, o Fluminense trocou de técnico recentemente: saiu Luis Felipe, entrou o gaúcho T.  Blog na Base da Bola - Globo Esporte.com

FUTEBOL REGIONAL: Campeonato Municipal de Futebol em Paraná, Atlético Caiçara Vence Associação Atlética Caiçara em Jogo Acirrado

Mais um clássico pelo Campeonato Municipal de Futebol do Paraná Edição 2024. Na tarde desse domingo (28) no Estádio Municipal Prefeito José ...