quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Falcão critica mudanças nas regras do futsal: "Coisa mais importante para fazer"

A Fifa anunciou quatro mudanças nas regras do futsal, que passarão a valer nas próximas competições oficiais organizadas pela entidade e pelas Confederações espalhadas pelo mundo. As alterações, segundo a Fifa, têm a proposta de aumentar a dinâmica e o número de gols nos jogos.
Considerado o melhor jogador da história da modalidade,
 
O Ala Falcão não aprovou três das quatro mudanças nas regras. Abaixo, o camisa 12 da seleção Brasileira explica o motivo de ser contrário aos itens alterados pela entidade máximo do futebol, que controla o futsal desde o fim da década de 1980.

  • 1) Laterais e escanteios poderão ser cobrados com as mãos, além dos pés. A Fifa entende que a mudança contribuirá para o aumento do número de gols no futsal,

– Por ser um ambiente pequeno de jogo, já era com as mãos antes e mudou para os pés, acredito que todo mundo já está totalmente adaptado. É difícil marcar com os pés, imagina marcar com a mãos. O futsal já é um esporte que sai muitos gols, acho que temos outras coisas mais importantes para nos preocuparmos. Não mudaria – opina Falcão,
 
 
  • 2) O goleiro-linha (quinto jogador atuando como um falso goleiro) só poderá ser utilizado pela equipe que estiver perdendo a partida.

– Acho que não tem que ter a condição de se estar perdendo ou ganhando, porque 90% das situações é natural do time que estar perdendo usar o goleiro-linha. Se existe, tem que ter para todos. Não concordo – disse Falcão. 
 
  • 3) Os goleiros não poderão mais lançar a bola diretamente ao ataque. A partir de agora, a bola terá de tocar na quadra de defesa antes de chegar à outra metade.

– Se a regra é para fazer mais gols, com essa limitação você perde os contra-ataques. Essa regra mudou para termos mais gols, acredito que o goleiro-linha na base teria que ser proibido, além da técnica de lançamentos diretos. Dentro do contexto do jogo, você mata o contra-ataque e a qualidade do goleiro. Você tira uma opção de qualidade dos goleiros, um diferencial. Muitos são iguais tecnicamente e um leva vantagem por ter essa qualidade. Não concordo com nenhuma das três mudanças – analisa Falcão,
 
A única das quatro mudanças que não foi criticada por Falcão foi o aumento de três para cinco cobranças nas disputas de pênaltis em partidas eliminatórias. As alterações nas regras foram aprovadas em assembleia realizada durante a Uefa Euro Futsal, na cidade de Liubliana, na Eslovênia, e ainda serão homologadas pela Fifa, regularadora do futsal desde 1989, quando serão efetivamente colocadas em prática nos torneios oficiais.
 
Foto de abertura: Ricardo Artifon/CBFS
 
Globo Esporte

FUTEBOLREGIONAL: Definida as Semifinais da I Copa dos Campeões de Futebol Regional

Tivemos nesse fim de semana a definição da fase da fase de grupos da I Copa dos Campeões de Futebol Regional em José da Penha RN. Dois grand...