Atlético-PB e Campinense são os representantes da Paraíba na Série D deste ano porque, no ano passado, terminaram entre os quatro melhores colocados do Campeonato Paraibano, ao lado de Botafogo-PB e Treze. Como Belo e Galo já estavam na Série C, então Trovão e Raposa se credenciaram à 4ª divisão de 2020. Vale lembrar que no estadual deste ano, os atleticanos não chegaram às semifinais - o Sousa foi quem chegou ao lado do Trio de Ferro - e, por isso, não tem qualquer competição nacional garantida para o próximo ano.
O fato é que, mesmo fora das semifinais do Campeonato Paraibano deste ano, os bons resultados mostrados nas últimas temporadas, de fato, credenciam o Atlético-PB como, pelo menos, quarta força do futebol da Paraíba na atualidade. E, apesar de Botafogo-PB, Campinense e Treze estarem acima, o Trovão Azul é quem pode ser a mínima grata surpresa local no Brasileirão de 2020.
Atlético-PB e Campinense na Série D
Mas, no último fim de semana, uma reviravolta. O Campinense, que estava na quarta colocação, perdeu para o Afogados. O Atlético-PB, que era sexto colocado, venceu o Salgueiro. E esses resultados, somados ao empate do Globo FC, quinto colocado, com o Guarany de Sobral, fizeram Raposa e Trovão inverterem de posições na tabela.
Com isso, o Rubro-Negro de Campina Grande ficou sem chances de voltar à zona de classificação e vai para a última rodada apenas para cumprir tabela contra o América-RN. Enquanto isso, o Alviazulino de Cajazeiras precisa apenas de um empate contra o Globo FC para sacramentar a vaga no mata-mata.
Botafogo-PB e Treze na Série C
Já na Série C, o cenário para Botafogo-PB e Treze foi mais catastrófico. As equipes passaram a maior parte do tempo lutando contra o rebaixamento, saga essa que permanece para as duas últimas rodadas da competição.
E, assim como aconteceu com o Campinense, foi também no último fim de semana que Belo e Galo perderam todas as suas míseras chances de classificação no Grupo A, restando apenas a briga para evitar a queda.
O Treze perdeu para o Jacuipense e permaneceu na zona de rebaixamento, com 17 pontos. Enquanto isso, o Botafogo-PB apenas empatou com o Remo e, com 19 pontos, está apenas uma posição acima do Z-2. Na próxima rodada, o Galo recebe o Vila Nova e o Belo visita o Paysandu. E, na rodada derradeira da primeira fase, os dois times se enfrentam no Clássico Tradição.
Cenário atual
O caso é que, com Campinense, Botafogo-PB e Treze já eliminados - a Raposa apenas cumprindo tabela na Série D, e Belo e Galo lutando contra o rebaixamento na Série C -, o Atlético de Cajazeiras é a única e última esperança da Paraíba nesta reta final de temporada. Só o Trovão Azul pode levar o futebol paraibano além no Brasileirão.
E, para conseguir o resultado que garante a classificação para a próxima fase da Série D, o Atlético-PB vai contar com a estreia do técnico Oliveira Canindé. Depois de Ederson Araújo e Celso Teixeira comandarem o time nas 13 primeiras rodadas, cabe a Canindé pelo menos empatar com o Globo FC nesta sexta-feira, no Estádio Barrettão, em Ceará-Mirim, para colocar o Trovão no mata-mata.
Ao fim da tarde desta sexta-feira, portanto, ao fim do jogo no Barrettão, o torcedor paraibano vai saber se o Atlético-PB conseguiu levar o futebol do estado além na Série D, ou se estará sacramentado o fim de qualquer chance para a Paraíba no Brasileirão de 2020.
GE.com Paraíba
No Grupo 3 da Série D, Atlético-PB e Campinense oscilaram bastante ao longo das 13 primeiras rodadas. Mas era a Raposa que parecia ter mais chances de levar a Paraíba à próxima fase, ficando, inclusive, algumas rodadas no G-4, na zona de classificação. O Trovão Azul, por outro lado, flertou mais tempo com a lanterna da chave.