Em um jogo desastroso na estreia do treinador Oliveira Canindé, o Atlético de Cajazeiras foi derrotado por 3 a 0 para o Globo-RN no estádio Barretão, em Ceará-Mirim, pela décima quarta e última rodada da primeira fase do Grupo A3 da Série D do Campeonato Brasileiro e deu adeus à competição nacional.
Com desfalques importantes, como Iranilson e o atacante Bruno Gonçalves, artilheiro do time no torneio, o Trovão sequer sofreu resistência e praticamente não criou nenhuma chance de gol na partida, mantendo a inconstância de todo torneio que, mesmo com um elenco superior a vários rivais, não conseguiu avançar de fase.
Os donos da casa por pouco não abriram o placar aos 5 minutos. Gabriel Silva recebeu na entrada da área, passou na velocidade por Wesley e tocou na saída de Wesley, que abafou a bola, que ainda bateu novamente no atacante potiguar, mas acabou indo pela linha de fundo.
Já aos 12, Beleu fez boa jogada pela direita entre três marcadores e encontrou Gabriel Silva na área, que desviou meio de coxa, meio de barriga, mas obrigou o goleiro atleticano a pular para seu lado esquerdo e espalmar a pelota para o lado.
Apenas o Globo-RN criava oportunidades e, em cobrança de falta, aos 25, Beleu bateu forte da meia direita e Danilo mais uma vez precisou intervir para salvar o Trovão.
Em um milagre de Jefeson, o Atlético se salvou. Em bela jogada, Aurélio encontrou Gabriel Silva, que tabelou com Edson Kapa, recebeu de volta e passou para o camisa 9, que chutou na saída do goleiro atleticano. A bola ia entrar, mas Jeferson deu um carrinho providencial, desviou a bola que ainda bateu na trave antes de sair por escanteio.
A primeira chance atleticana foi de maneira inesperada. Aos 37, Filipinho cobrou escanteio da esquerda e quase marcou um gol olímpico, mas o arqueiro adversário espalmou pela linha de fundo.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, o técnico Oliveira Canindé, preocupado com a superioridade do Globo-RN, resolveu se precaver, uma vez que o empate servia para classificar o Atlético de Cajazeiras, e colocou o zagueiro Egon na vaga do atacante Edmar. Além disso, Patrick deixou o campo para a entrada de Diogo Peixoto.
Mas as mudanças não surtiram efeito, e logo aos 8 minutos Felipinho cruzou da direita para Edson Kapa, que estava livre na grande área, mesmo com três zagueiros atleticanos em campo, e bateu de direita para abrir o placar no Barretão.
Em jogada de treinamento, aos 20 minutos, a Águia do Rio Grande do Norte parou no meio campo e Gabriel Silva avançou livre e, na saída de Danilo, tocou para Beleu escorar para o gol vazio e marcar o segundo do Globo-RN.
Estava muito fácil para os donos da casa e aos 25 saiu mais um. Edson Kapa avançou pela meia esquerda e tocou para o meio da área. A bola sobrou para Beleu mais uma vez, que bateu de canhota para o gol aberto e fez o terceiro da partida. O Atlético de Cajazeiras praticamente assistiu a jogada, já desiludido em campo.
Com a derrota, o Atlético de Cajazeiras fica com 16 pontos e está eliminado da Série D. O Globo-RN, com 18, fica com a quarta colocação e enfrentará o ABC-RN na próxima fase.
Ficha técnica
Globo-RN 3 x 0 Atlético de Cajazeiras
Campeonato Brasileiro da Série D 2020
Grupo A3 – 14ª rodada
Estádio: Barretão (Ceará-Mirim)
Arbitragem: Rudimar Gotara (ES); Luís Carlos de França Costa (RN) e Edilene Freire da Silva (RN).
Gols: Edson Kapa, Beleu (G)
Cartões amarelos: Fernando (G); Patrick, Jeferson (A)
Cartão vermelho: Marlon (G)
Globo-RN: Rodrigo Carvalho, Nego Potiguar (Felipinho), Gabriel Recife, Marlon, Fernando; Vitor, Allef (Alvaro), Aurélio, Beleu (Alexandre); Gabriel Silva (Geraldo) e Edson Kapa (Marcelinho). Técnico: Renatinho Potiguar.
Atlético de Cajazeiras: Danilo, Filipinho, Wesley, Jeferson, Davi; Jean Santos, Michel (Guilherme), Patrick (Diogo Peixoto); Paulinho (Custódio), Pachu e Edmar (Egon). Técnico: Oliveira Canindé.
Equipe @Vozdatorcida