quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Qual a importância da Seleção Brasileira?

Antes de começar a falar sobre o tópico, queria pedir desculpas aos leitores deste espaço, por não ter postado sobre a rodada do último final de semana do Brasileirão, como sempre faço. Acabei saindo no domingo à noite, e em um lapso de memória, esqueci do Blog.
Bom, nesta postagem queria comentar a ‘crise’ que vive a Seleção Brasileira, com clubes, torcida e a contradição da mídia.
Neste final de semana, teremos as chamadas Datas-Fifas, onde são dias reservados para as seleções realizarem amistosos, compromissos com Eliminatórias e até competições entre países.
O Brasil fará dois amistosos. Contra Costa Rica no dia 7 e contra o México dia 11.’Problemas á vista’(!?)


Relação Seleção e clubes brasileiros
Bom, o sonho de vários brasileiros sempre foi que os jogadores nascidos aqui atuassem pelas nossas equipes e não pelas do exterior.
Pois é, em tempos, onde temos vários craques atuando em terras tupiniquins, com os clubes bem reforçados, há um ponto negativo (como em qualquer situação da vida).


Muitos destes atletas são convocados para defender a Seleção Brasileira, e desfalcam seus clubes nos principais campeonatos. O Santos que o diga com Neymar e Ganso e o São Paulo com Lucas. Há ainda Jefferson no Botafogo, Vítor no Grêmio e por ai vai….

O que acaba acontecendo? Os dirigentes se voltam contra a CBF e pedem que adiem seus compromissos pelo Campeonato Brasileiro, ou que, Mano Menezes não desfalque tanto assim o seu time, chamando um ou outro jogador de cada clube (limitando o trabalho do técnico, que nada tem a ver com esta história).

E os cartolas estão certos em reclamarem, pois pagam os salários de seus funcionários, que vão servir a Seleção, para um simples amistoso e depois correm o risco de chegarem lesionados. Ou às vezes se desfalca de seu goleiro titular, para ser um terceiro reserva e nem no banco ficar. O cara foi a passeio!

E o que deve ser feito? Bom, em primeiro lugar, como já falei outra vez aqui neste espaço. A CBF não deveria colocar jogos do Campeonato Brasileiro em Datas-Fifas. Na Europa, as competições clubísticas não ocorrem. Portanto, os clubes não ficam desfalcados de seus atletas.


Para isso acontecer no Brasil, como já expliquei anteriormente, teria que ter uma reaorganização no Campeonato Brasileiro, com os estaduais reduzidos aos times que não disputem nenhuma das séries das competições nacionais, e fazer estas começarem em março, por exemplo. Sobrariam datas, e parte do problema seria solucionado.

Digo parte, pois na Europa, isto é feito, no entanto, os clubes continuam sendo inimigos das federações. Na Espanha, por exemplo, quando um clube cede seus jogadores a suas seleções, a contragosto, e estes voltam machucados, dizem que ele sofreu o ‘vírus Fifa’. Ainda há reclamações, pois as competições entre países sempre acontecem em final de temporada européia e os jogadores que disputarem estas, terão que atuar mais um mês mais ou menos e depois podem se lesionar e os que não se machucarem terão suas férias esticadas, podendo mexer na pré-temporada do clube que paga seu salário.

Ou seja, o calendário resolveria em partes o problema, mas não o todo. O que fazer? Isso gera uma boa discussão, hehehehe

É bom lembrar, que esta situação, no Brasil, de jogos de clubes e seleções ao mesmo tempo sempre ocorreu. Os times brasileiros só estão reclamando agora, em 2011, porque há bons jogadores atuando por aqui. Nas outras convocações, eram só atletas que estavam na Europa, então não levavam prejuízos dentro de campo.

Brasil e a torcida
É cada vez mais notório que as pessoas se dizem se importar pouco com a Seleção Brasileira. O que causa este afastamento?

Atuar mais em Londres do que no Brasil? Em tempos passados, atletas no estrangeiro e pouca identificação com o público brasileiro? A má administração de quem cuida, pois pensam mais no próprio bolso do que na Seleção? Jogos chamados caça-níqueis? Talvez um pouco de tudo!

Acho eu que se você perguntar a cada dez pessoas, o que elas preferem, ver seu time do coração campeão ou a Seleção, creio que no mínimo oito responderão que o clube de coração. Não acho nem uma situação anormal, só mais um sinal de distanciamento entre torcida e seleção.

Outro fator que contribui para isso é saber que a maioria dos jogadores brasileiros de hoje, diferente do passado, não se contentam em ser convocados para a Seleção. O auge para eles é atuar na Europa. Alguns depois de atuarem no futebol europeu, nem se importam mais com isso. Querem férias.

Eu penso que isso é uma pena. Afinal um dos fatores do Brasil ser reconhecido no exterior foi devido a Seleção Brasileira, campeão do mundo em 1958 e 1962. Foi com o chamado futebol-arte que os gringos começaram, a saber, da nossa existência. Para qualquer brasileiro, a seleção deveria ser motivo de orgulho. E não é.

Entendo que a administração de quem controla o futebol contribuiu para isso, mas é sempre bom olhar para a seleção com carinho, pois saber que ali, mesmo que esconda muitos problemas, serve de orgulho pro Brasil.

Mídia e Seleção Brasileira
Aproveitando o gancho, o que acho contraditório, é ver na mídia, tanto impressa, quanto de televisão ou de rádio, falarem mal da seleção, dizer que não tem a mesma importância de antes, isso ou aquilo(como eu fiz agora),mas ao mesmo tempo, muitos não percebem que ao falarem tudo isso, estão dedicando um bom tempo a seleção, e alguns, em seus programas jornalísticos ainda dão mais prioridade á Seleção do que aos outros campeonatos de clubes. Curioso, ne? Ao mesmo tempo em que a Seleção não serve, ela é manchete e capa de várias mídias impressas.

Fonte: http://blogs.saocarlosagora.com.br/futebolarte/2011/10/06/qual-a-importancia-da-selecao-brasileira/

FUTEBOLREGIONAL: Definida as Semifinais da I Copa dos Campeões de Futebol Regional

Tivemos nesse fim de semana a definição da fase da fase de grupos da I Copa dos Campeões de Futebol Regional em José da Penha RN. Dois grand...