Foto - Uberlândia |
Horas depois de ser declarado campeão do Troféu Inconfidência, o Uberlândia Esporte recebeu a taça pelo primeiro lugar do torneio em Belo Horizonte. Com 13 casos de Covid-19 no elenco do Verdão e sem datas para uma nova partida decisiva contra o Cruzeiro, a Federação Mineira de Futebol decidiu por encerrar definitivamente o campeonato nesta quarta-feira. Com consentimento da Raposa, o Uberlândia termina como campeão.
Depois do cancelamento da final na manhã desta quarta-feira, a FMF, em conjunto com os dois clubes, declarou o Uberlândia, com o consentimento do Cruzeiro, como campeão da competição, na parte da tarde.
A decisão foi tomada depois que o clube do Triângulo Mineiro anunciou, na noite de terça-feira, que jogadores e integrantes da comissão técnica estão infectados com o novo coronavírus. Além disso, não existiam datas disponíveis – devido à participação da Raposa na Série B – de marcação de uma nova data para a realização da partida.
FMF/Divulgação |
A decisão de cancelar o torneio também teve chancela do Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais e da Procuradoria Geral.
Troféu Inconfidência
Uma das novidades do futebol mineiro em 2020, o Troféu Inconfidência foi criado a pedido dos clubes do interior, que tinham interesse em fazer mais jogos, a disputa entre quinto, sexto, sétimo e oitavo colocados da fase de classificação do Campeonato Mineiro foi criada.
O formato contou com confrontos entre o quinto e oitavo e o sexto e o sétimo lugares, em semifinais e decisão em jogo único. Empate levava a definição para a disputa de pênaltis.
O Cruzeiro, que terminou o estadual em quinto, venceu o Patrocinense em uma das semifinais, e o Uberlândia bateu o Boa Esporte nos pênaltis no outro confronto. O time do Triângulo Mineiro, com este resultado, pode ficar com a quinta vaga da Copa do Brasil.
Globo Esporte Uberlândia