Tiago Nune e Vanderlei Luxemburgo vão disputar a taça do Paulistão — Foto: ge |
As finais do Campeonato Paulista, entre Corinthians e Palmeiras, colocarão frente a frente dois técnicos de idades e históricos bem diferentes na competição.
Do lado alvinegro, Tiago Nunes, de 40 anos, em seu primeiro trabalho em São Paulo e, portanto, em busca do primeiro título.
– Mesmo já tendo outras conquistas anteriores, como a Copa do Brasil, alguns estaduais, participar de uma final com o Corinthians é diferente, especial. Vamos tentar desfrutar desse momento único com os jogadores – comentou.
Mais sobre o Dérbi:
+ Jogos, quem mais venceu, artilheiros e goleadas do Dérbi
+ Análise: mais afinado, Corinthians pode sonhar com o tetra
+ Análise: Palmeiras tem a melhor atuação desde a pausa
Do lado alviverde, Vanderlei Luxemburgo, que, aos 68 anos, buscará o nono título paulista, o que seria o quinto à frente do Palmeiras.
– Agora é um clássico, contra um adversário difícil, que vem tendo uma superioridade sobre o Palmeiras. Mas essas coisas acabam. Vamos preparar bem a equipe, saber que vamos enfrentar um adversário difícil na casa deles, difícil jogando aqui e vamos nos preparar para uma decisão. O adversário tem a proposta de ser tetracampeão, nós temos a proposta de sair da fila – disse.
O primeiro jogo será às 21h30 (de Brasília) de quarta-feira, em Itaquera. A decisão, no sábado, às 16h30, na arena palmeirense. Os dois jogos terão transmissão da TV Globo.
Luxemburgo, íntimo do campeonato
A relação do técnico com a competição estadual em São Paulo se mistura com a história do Palmeiras. Desde que venceu a edição de 1976, sob comando do ex-volante Dudu, o clube só foi campeão paulista quatro vezes (1993, 1994, 1996 e 2008), as quatro com Luxemburgo.
A primeira delas representou o encerramento de um jejum de quase 17 anos sem nenhuma conquista, e aconteceu justamente diante do Corinthians, o maior rival. Uma canção da torcida até hoje lembra o feito em todos os jogos do time – antes da pandemia e da proibição de público nos estádios, obviamente.
Desde a última conquista, em 2008, o Palmeiras voltou a disputar a final do campeonato em outras duas edições: perdeu para o Santos, em 2015 (com Oswaldo de Oliveira à frente da equipe), e para o Corinthians (com Roger Machado), na polêmica decisão de 2018.
Se for campeão no sábado, Luxemburgo não só reafirmará seu nome na galeria de títulos do clube como também se isolará como o treinador que mais vezes ganhou o Paulistão, superando Lula, que tem oito títulos. Além dos quatro pelo Palmeiras, ele ganhou também por Bragantino (1990), Corinthians (2001) e Santos (2006 e 2007).
Tiago Nunes, acostumado a vencer
Tiago Nunes busca o título paulista justamente na primeira participação dele no torneio. Porém, o treinador do Corinthians está acostumado a disputar – e vencer – campeonatos estaduais.
O primeiro título veio em 2009, quando ainda era preparador físico. Aos 29 anos, ele faturou o Campeonato Mato-Grossense pelo Luverdense. No ano seguinte, já como técnico, ele foi campeão no Acre, dirigindo o Rio Branco.
O principal estadual vencido pelo treinador corintiano foi o Paranaense, pelo Athletico, em 2018, com o time aspirante, formado por jogadores sub-23. Ele ainda tem títulos sub-15 e da segunda divisão do Campeonato Gaúcho.
Apesar de este ser seu primeiro trabalho em São Paulo, Tiago Nunes já tem histórico positivo em clássicos: venceu dois (contra Santos e o próprio Palmeiras) e empatou um (com o São Paulo).
Globo Esporte SP