quarta-feira, 28 de junho de 2017

Possível mudança na Série D traria possibilidade de Sousa e Campinense conseguirem juntos o acesso:

O adiamento da segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro, anunciado ontem pela CBF, até vai atrapalhar o planejamento dos clubes classificados, mas também pode ser encarado de forma positiva pelos representantes paraibanos no certame.
Além de ganhar mais tempo de preparação e por ventura se reforçarem seus elencos, Campinense e Sousa podem cair em chaveamentos diferentes e conquistarem juntos o acesso à Série C.
Isso acontece justamente por conta do motivo do adiamento: a suposta irregularidade de um jogador do São Raimundo-PA (segundo colocado do Grupo A-2), situação que será julgada nesta sexta-feira (30) pela Quarta Comissão Disciplinar do STJD.
Foto: Divulgação/ Sousa EC
O clube paraense está incurso no artigo 214 do CBJD, o mesmo que puniu o Itabaiana-SE há duas semanas, deve perder pontos e ser multado, sendo então eliminado da Série D.
A consequência dessa punição também vai alterar a grande maioria dos confrontos do primeiro mata-mata.
O beneficiado com suposta irregularidade do São Raimundo-PA seria a Desportiva-ES, que embora tenha sido vice-líder do Grupo A-13, com os mesmos oito pontos do Campinense, não se classificou por conta de um gol (o tento anotado por Reinaldo Alagoano, o segundo da Raposa no último domingo, acabou eliminando os capixabas).
Com a entrada da agremiação do estado do Espírito Santo na segunda fase, 13 dos 16 duelos dessa etapa da Série D sofreriam alteração.
E é aí nessa mudança que Campinense e Sousa seriam alocados em chaveamentos diferentes, com a Raposa passando a encarar o Fluminense de Feira e o Dinossauro tendo que pegar o Guarany de Sobral.
Isso acontecendo, as equipes paraibanas só teriam chance de se enfrentarem na Série D 2017 numa eventual fase de quartas de final (o famoso “mata-mata do acesso”), que terá seus quatro confrontos definidos de acordo com a classificação geral (será levada em consideração toda a pontuação dos oito finalistas, os quais serão submetidos a um cruzamento olímpico: 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º).
Caso os dois times paraibanos cheguem às quartas e suas pontuações não os coloquem frente à frente, há chance de ambos ascenderem à Terceirona.
Essa situação não é possível com o chaveamento atual (contendo o São Raimundo-PA na segunda fase) porque, caso avancem para as oitavas de final, Campinense e Sousa já se encontrariam nessa terceira fase, matando um ao outro precocemente na competição.
Portanto, caso o STJD puna o São Raimundo-PA, a Paraíba terá de volta a chance de colocar mais dois representantes na Série C do Campeonato Brasileiro de 2018.


Equipe @Vozdatorcida

FUTEBOL REGIONAL: Campeonato Municipal de Futebol em Paraná, Atlético Caiçara Vence Associação Atlética Caiçara em Jogo Acirrado

Mais um clássico pelo Campeonato Municipal de Futebol do Paraná Edição 2024. Na tarde desse domingo (28) no Estádio Municipal Prefeito José ...