Foto - Giovanni Mendes |
Depois de um ano ruim em 2018, com rebaixamento no Campeonato Mineiro e queda nas oitavas de final da Série D do Brasileiro, o Uberlândia Esporte só voltaria a disputar competições nacionais, em uma projeção otimista, em 2021. Tal projeção foi confirmada nessa quarta-feira.
O caminho "ideal" era disputar o Módulo 2 do Mineiro em 2019 e conseguir o acesso. Assim, o Uberlândia Esporte voltaria à elite estadual em 2020. No Campeonato Mineiro, deveria estar entre os três melhores times do interior sem vagas em qualquer divisão nacional para disputar a Série D do Brasileiro em 2021 – considerando o atual sistema de vagas adotado pela Federação Mineira de Futebol (FMF) e pela CBF.
Deu tudo certo
Em 2019, o time disputou o Módulo 2 do Mineiro e, sob comando de Ademir Fonseca, conquistou o acesso à elite estadual com o vice-campeonato. Na elite do Mineiro deste ano, o Verdão superou o início ruim com a chegada do técnico Luizinho Lopes e terminou a primeira fase com a sexta colocação, com 14 pontos. Mesmo com a derrota para o Tombense, no fechamento da primeira fase, assegurou uma das vagas na Série D do Brasileiro.
Técnico Luizinho Lopes mudou caminho do Uberlândia Esporte no Mineiro 2020 — Foto: Vilmar Silva/Garra Esportes |
Como a FMF tem direito a três vagas na quarta divisão nacional, pela ordem da tabela do estadual, Caldense, Uberlândia e Patrocinense serão os representantes mineiros no próximo ano.
Copa do Brasil no radar
O Uberlândia se despediu do Campeonato Mineiro, mas segue no Troféu Inconfidência, disputado entre os times de quinto a oitavo da primeira fase do Estadual. O campeão do Troféu garantirá vaga na Copa do Brasil, caso Minas Gerais herde uma vaga extra na disputa. O adversário da semifinal da nova competição será o Boa Esporte.
Globo Esporte Uberlândia