quinta-feira, 16 de julho de 2020

Análise: longe de seu padrão, Flamengo é pragmático para conquistar título carioca:

Foto: André Durão/GloboEsporte.com

O Título do Campeonato Carioca foi o quinto conquistado pelo Flamengo em pouco mais de um ano sob o comando de Jorge Jesus. E foi aquele em que o time menos convenceu seus torcedores em relação ao desempenho.

Melhores momentos: Flamengo 1 x 0 Fluminense pela final do Campeonato Carioca 2020

Se o Flamengo sobrou para conquistar o Brasileiro, a Recopa Sul-Americana e a Supercopa do Brasil, não faltou emoção na Libertadores, apesar de um jogo muito difícil contra o River. Diante do Fluminense, nesta quarta-feira, não houve nada disso.
 
 
O que houve foi a terceira atuação ruim seguida da equipe comandada por Jorge Jesus. O ambiente no Ninho do Urubu neste período foi de incerteza devido à continuidade do treinador. É difícil inferir se isso afetou diretamente o desempenho dos atletas. O fato é que a reta final do Flamengo campeão carioca foi muito abaixo do esperado pela torcida.
 
Jorge Jesus foi campeão, mas viu o Flamengo com problemas para criar diante do Flu — Foto: André Durão/GloboEsporte.com
 
No jogo decisivo, o começo foi mais animador. O Flamengo entrou mais intenso, executando bem os pilares da ideia de jogo de Jesus: pressão incessante no campo de ataque, linhas altas e muita movimentação entre as peças ofensivas. Tudo foi executado, mas, com a bola nos pés, o jogo não fluía. O time errou muitos passes e parecia não se encontrar em campo, com exceção de um par de jogadas.
 
O segundo tempo foi ainda pior. O jogo ficou extremamente pegado, nervoso, com muitas faltas. O Fluminense, sem forças, mal chegou a ameaçar o gol de Diego Alves na segunda etapa. Mas, para o patamar alcançado para o Flamengo, isso se tornou pouco. Era preciso criar jogadas, atacar. Nada disso foi possível. No fim, o time se rendeu a uma postura mais pragmática para garantir o resultado e sair campeão - o gol de Vitinho, nos acréscimos, foi mera casualidade.
 
 
O que vem causando as dificuldades no Flamengo? A engrenagem do time parece ainda funcionar, com uma defesa segura e muita posse de bola. O que está faltando é o entendimento no ataque. Nomes como Bruno Henrique e Arrascaeta voltaram da parada do futebol muito aquém do nível que já apresentaram. Everton Ribeiro melhorou neste último jogo, mas também vinha abaixo.
 
Grupo comemorou muito o gol de Vitinho no fim do jogo contra o Fluminense — Foto: André Durão/GloboEsporte.com
 
A parte técnica de seus principais jogadores parece ser o grande entrave do Flamengo no momento. Recuperar estes atletas para o início do Campeonato Brasileiro será a grande tarefa de Jorge Jesus caso ele permaneça no clube.
 
Globo Esporte Flamengo
 

FUTEBOL JPENHENSE: Conclusão da Primeira Fase do Campeonato Municipal de Futebol em José da Penha RN

Tivemos nesse final de semana a conclusão da primeira fase do Campeonato Municipal de Futebol em José da Penha RN. No sábado (14) no Estádio...