Faixas na parte externa de aeroporto celebram volta de Jorge Jesus ao Benfica — Foto: Leonardo Monteiro |
Jorge Jesus está de volta a sua terra natal. O ex-técnico do Flamengo chegou a Portugal na manhã desta terça-feira, quando o avião particular que o levava pousou no aeroporto de Lisboa, por volta das 8h (de Brasília). Ele estava acompanhado pelo presidente do Benfica, Luis Filipe Vieira, que veio ao Brasil para resolver a rescisão contratual com o Flamengo e buscar o amigo pessoal. Os dois, junto a membros da comissão técnica, embarcaram na noite da última segunda.
Do lado de fora do aeroporto, um faixa celebrava o retorno do comandante, que trabalhou no Benfica entre 2009 e 2015, também sob a gestão de Luis Filipe Vieira, e conquistou três títulos do Campeonato Português. "Mister de volta à casa. Rumo ao 38!", diziam as duas artes, fazendo referência à busca pela 38ª taça da competição, um dos principais objetivos que Jesus terá no clube português na próxima temporada.
Jorge Jesus optou por retornar ao Benfica após o clube luso insistir em sua contratação ainda na reta final da temporada 2019/20 - semanas depois de o técnico ter assinado uma renovação contratual com o Flamengo até 2021. Inicialmente, o Mister recusou o convite, mas acabou balançado diante das conversas com Luis Filipe Vieira e decidiu retornar a Portugal, onde poderá ficar com a família em meio à pandemia do novo coronavírus.
- Portugal, Espanha e Inglaterra: o roteiro dos dirigentes do Flamengo em busca do substituto de Jesus
Após semanas de indefinição, mistério e silêncio por parte do técnico, a confirmação de sua despedida do Flamengo veio na última sexta-feira, quando o Mister resolveu aceitar a proposta do Benfica e comunicou a decisão à diretoria rubro-negra. Nos dias seguintes, começou a busca do clube por um novo treinador, tendo como prioridade a busca por um profissional estrangeiro, preferencialmente português.
A despedida de Jorge Jesus aos jogadores e funcionários do Flamengo ocorreu na última segunda-feira, quando foi organizado um almoço no Ninho do Urubu. O clima foi de alegria e emoção, com o Mister sendo cercado por um grupo de fãs do lado de fora do CT e se mostrando solícito ao autografar um bandeirão em sua homenagem. Jesus não hesitou ao distribuir abraços aos torcedores e chegou a segurar o choro ao falar sobre o adeus.
- Vocês são diferentes no campo e fora do campo. É emocionante, é fora do que é a normalidade. É o que foram sempre comigo durante o ano, uma paixão muito grande. É claro que é difícil. Estar no paraíso e tomar decisões tem que ser difícil - disse.
Jorge Jesus deixa o Flamengo após uma passagem que durou um ano, mas entrou para a história do clube. Em poucos meses, o Mister conseguiu fazer com a equipe mostrasse bom desempenho e alcançasse os resultados. Foram cinco títulos conquistados - quantidade maior do que as derrotas no período, apenas quatro: Copa Libertadores, Campeonato Brasileiro, Recopa Sul-Americana, Supercopa do Brasil e Campeonato Carioca.
Globo Esporte