Gabriel Martinelli Kanté Arsenal Chelsea — Foto: Ashley Western/Getty Images |
Cuca pediu à diretoria são-paulina para contratar atual atacante do Arsenal, mas negociação com ingleses estava encaminhada. Eles o conheciam antes.
Um dos grandes problemas do futebol brasileiro atual é que empresários e dirigentes internacionais percebem a importância de jovens talentos brasileiros antes de eles serem descobertos aqui. Gabriel Martinelli foi o vice-artilheiro do Campeonato Paulista com seis gols e deu três passes decisivos. Brilhou na goleada por 5 x 1 sobre o Santos e encantou aos clubes daqui, que então descobriram o jovem craque.
Dois meses depois do final do estadual, Martinelli foi anunciado como contratação do Arsenal. Um dos históricos observadores do Manchester United para o Brasil fez seu sogro agente e este participou da negociação.
Mas os clubes brasileiros tentaram frear a transferência para a Europa. O Cruzeiro foi um dos clubes interessados. Há duas semanas, o então técnico do São Paulo, Cuca, disse que tentou contratá-lo no período em que Vágner Mancini ocupava o cargo de treinador. A direção tricolor confirma que atendeu ao pedido de Cuca e tentou contratar Martinelli.
Ao chegar à negociação, percebeu que o Corinthians já tinha feito uma proposta semelhante à do Arsenal, mas que esta tinha sido superada pelo contato próximo de Martinelli com os agentes do clube inglês. Pesou.
A lição do caso Martinelli é que não dá para esperar para descobrir jovens jogadores. Também é impossível decretar que um jogar de campeonato estadual não tenha alto nível. Martinelli saiu do Ituano, aos 18 anos, para ser vice-artilheiro do Arsenal na temporada.
Blog do PVC - Globo Esporte