Foto Alexandre Lago |
A retomada do futebol no Rio Grande do Norte ainda não tem uma data definida, mas, nesta terça-feira, ABC e América-RN tiveram um sinal da Liga do Nordeste para o retorno da Copa do Nordeste. Isto pode acontecer em julho, com os últimos jogos previstos sendo realizados em uma sede única. Fortaleza, Recife e Salvador seriam as opções. Como ainda não foram liberados para treinar por causa da pandemia do novo coronavírus, os representantes do Rio Grande do Norte podem ter que fazer a preparação para a reta final do torneio em outro estado.
A proposta da Liga do Nordeste é que as equipes tenham 15 dias para treinar na cidade-sede escolhida para a reta final do torneio. Os custos da estadia e de logística seriam pagos pela entidade. Em Natal, ABC e América-RN ainda aguardam a liberação por parte do governo, que só deve autorizar a retomada gradual do comércio e de outras atividades no dia 24.
- A volta da Copa do Nordeste foi aprovada por unanimidade pelos clubes participantes. As únicas ressalvas foram dos clubes do Rio Grande do Norte, que talvez sejam os únicos que não têm condições de voltar ainda devido ao decreto governamental. Se o governo do Rio Grande do Norte não tiver autorizado a volta das atividades até 15 dias antes da data marcada para retorno da competição, a Liga vai levar o clube para outro estado, e fazer todos os procedimentos médicos e sanitários - contou Leonardo Bezerra, presidente do América-RN.
Leonardo Bezerra lembra que América-RN e ABC poderão ter que fazer a preparação em outro estado — Foto: Diego Simonetti/América FC |
De acordo com o presidente da Liga, Eduardo Rocha, a cidade-sede será definida pela Confederação Brasileira de Futebol. A competição foi suspensa antes da realização da última rodada da primeira fase. Portanto, as 16 equipes participantes vão a campo em oito jogos que vão apontar os classificados para as quartas de final.
O ABC, que enfrenta o CSA, ocupa a quarta posição do Grupo A e precisa de uma vitória simples para avançar. O América-RN, já eliminado, enfrenta o Fortaleza, líder da chave A.
Eduardo Rocha explica que serão necessários 15 dias para a realização de todos os jogos desta reta final. As equipes eliminadas a cada rodada retornam para casa. As quartas de final e as semifinais serão disputadas em jogos únicos, e a decisão terá duas partidas, mesmo sendo em uma sede única.
- Aqueles clubes que, por algum motivo, não estiverem treinando nos seus estados, por causa da proibição dos treinos, a Liga vai oportunizar a eles algo em torno de 15 dias para que eles treinem na cidade-sede. A Liga ficará encarregada da testagem de todos os atletas, toda a comissão técnica, e demais profissionais que vierem com os clubes - reforçou Eduardo.
Globo Esporte RN