Juventude e América-RN empataram em jogo de ida da Copa do Brasil — Foto: Arthur Dallegrave / EC Juventude |
O América-RN não esconde o desejo de retomar as atividades o quanto antes. Com estrutura do CT Abílio Medeiros preparada e com protocolo pronto a ser cumprido, o clube aguarda a liberação por parte das autoridades sanitárias do Rio Grande do Norte. Caso isso não ocorra até a próxima semana, o Alvirrubro estuda a possibilidade de reiniciar os treinamentos em outro estado.
O executivo de futebol Fabiano Melo tem mantido conversas com o presidente Leonardo Bezerra e o técnico Roberto Fernandes e destacou que é preciso tomar alguma atitude para não haver prejuízo técnico na sequência da temporada, principalmente na Copa do Brasil, na qual a equipe busca a classificação para a quarta fase.
O último decreto do governo do estado estendeu até o dia 30 de junho o isolamento social. O chamado plano gradual da retomada das atividades econômicas não incluiu o futebol em um primeiro momento e deve ser implantado a partir de 1º de julho. A Federação Norte-rio-grandense de Futebol tinha o pensamento de que os clubes retornassem aos treinos no dia 29, mas sabe que terá que esperar uma posição do governo.
- Tomamos a decisão de que, caso os órgãos responsáveis não liberem o América para treino, nós vamos procurar outro estado para treinar. Se até o dia 1º, o América não for liberado para treino oficial, com todo o protocolo rígido sendo seguido pelo clube, é triste falar, mas, infelizmente, a gente deva procurar outro estado para treinar, no qual esteja liberado - declarou Fabiano em entrevista à rádio Jovem Pan News Natal.
O dirigente lembrou que os jogadores têm sido acompanhados à distância pelo preparador físico Rogério Juidecce, mas ressaltou que "treino em casa, por vídeo, é diferente de estar dentro de campo". A maior preocupação rubra é que o Juventude já retomou os treinos no Rio Grande do Sul e, com reforços, pode ter vantagem técnica e física ao realizar uma preparação melhor.
- Todos os clubes que vão disputar algo com o América estão treinando. Só o América está parado. A gente precisa tomar uma medida porque o América tem ambição. Tem ambição de ser campeão estadual, caso ainda tenha o estadual; tem a ambição de passar pelo Juventude e seguir na Copa do Brasil; e tem a ambição de sair dessa Série D - falou.
O duelo com o Juventude será realizado na Arena das Dunas, em Natal, em data a ser definida, provavelmente sem torcida. No jogo de ida, em Caxias do Sul, houve empate por 1 a 1. A vaga para a quarta fase vale R$ 2 milhões.
- A gente fica um pouco preocupado porque o Juventude está lá a pleno vapor, e o América está aqui parado. É importantíssimo para o América e para o Rio Grande do Norte a passagem de fase, até pela parte financeira. A gente está trabalhando para que isso se resolva até o dia 1º - completou Fabiano.
O executivo também destacou o esforço do presidente para manter o clube rigorosamente em dia durante a pandemia. São 100 dias sem um jogo oficial. Ele garante que o América está pronto para cumprir as recomendações da CBF para o retorno do futebol. Jogadores e funcionários devem iniciar os testes de Covid-19 nesta sexta-feira.
- Não vai ter local mais seguro de se trabalhar do que o futebol. Nenhum outro segmento testa seus funcionários. No futebol, todos vão ser testado. O futebol tem um protocolo a seguir. É um custo muito alto para um clube que vai jogar uma Série D. Mas é investimento que o América está fazendo para poder sair da Série D, e o presidente não está medindo esforços - comentou.
Globo Esporte RN