No terceiro confronto em três meses, clubes têm novidades no primeiro jogo da semifinal. Vasco não vence o rival há 10 jogos, e Fla defende vantagem de empates
Este será o terceiro confronto entre Vasco e Flamengo no ano. As duas equipes já se enfrentaram duas vezes (Torneio de Manaus e Taça Guanabara), com duas vitórias rubro-negras: 1 a 0 e 2 a 1. Há ainda mais quatro jogos garantidos: o deste domingo, a segunda semifinal e os dois confrontos pelo Campeonato Brasileiro. Se os dois clubes se cruzarem na Copa do Brasil, a conta chegará a oito clássicos em 2015
Para quebrar o incômodo jejum, o técnico Doriva comandou três treinos - quinta, sexta e sábado - fechados e ganhou dois reforços de última hora. O zagueiro Rodrigo, recuperado de um leve estiramento na coxa direita, e o atacante Dagoberto, livre de uma contusão óssea no pé esquerdo, foram relacionados. O primeiro será titular, enquanto o segundo deve iniciar no banco de reservas.
Já o Flamengo entra em campo para mostrar que não se abateu com a inesperada perda da Taça Guanabara, após tropeço contra o Nova Iguaçu. Vanderlei Luxemburgo tentou fazer mistério para partida, fechando o trabalho de sábado, no Ninho do Urubu, mas sabe-se que Hector Canteros é a principal novidade na equipe titular.
O volante argentino volta de lesão, após três partidas, e recupera o espaço no meio-campo. Relacionados, Paulinho, Arthur Maia e Everton também estão à disposição. O último, titular absoluto da equipe, ficará no banco de reservas e deve ser utilizado no segundo tempo, como no clássico da fase de classificação. Os outros dois ainda depende da redução de 21 para os 18 que efetivamente participarão da partida.
Quem apita a partida é João Batista de Arruda, o mesmo que comandou o Vasco x Flamengo da Taça Guanabara. Os auxiliares são Wagner de Almeida Santos e Jackson Lourenço Massara dos Santos.A TV Globo transmite o clássico para RJ, ES, BA, SE, PB, RN, PI, MA, Região Norte e DF (com Alex Escobar, Juninho Pernambucano, Júnior e Leonardo Gaciba) e Premiere (com Julio Oliveira, Edinho e Ricardo Rocha).
Flamengo: O Rubro-Negro tem três caras novas em relação ao time que empatou com o Nova Iguaçu, quarta-feira, em Macaé, e deixou escapar a Taça Guanabara. Bressan e Márcio Araújo, que cumpriram suspensão automática, voltam nas vagas de Marcelo e Luiz Antonio, enquanto Canteros entra no lugar de Lucas Mugni. A expectativa é de que o Fla entre em campo com Paulo Victor, Pará, Bressan, Wallace e Anderson Pico; Jonas, Márcio Araújo e Canteros; Gabriel, Alecsandro e Marcelo Cirino.
Vasco: O departamento médico do Vasco está vazio. O único jogador que não está à disposição de Doriva é o lateral e volante Jean Patrick, que foi liberado para a preparação física no último sábado após se recuperar de uma fratura no tornozelo esquerdo. O trio Lorran, Índio e Mosquito desceu para os juniores de olho na semifinal da categoria. Não há jogadores suspensos.
Flamengo: Bem diferente da última rodada, quando tinha o departamento médico cheio, o Flamengo está quase completo para o clássico com o Vasco. Apenas Nixon, Samir e Cáceres, que se recuperam de lesões, não estão à disposição de Vanderlei Luxemburgo para partida e não têm previsão de retorno.
Vasco: Ninguém.
Flamengo: Ninguém.
Globo Esporte