Foto Ronaldo Barreto ( Net Lusa )
Com mais uma vitória, desta vez por 3 a 2, a Portuguesa se sagrou campeã da Copa Paulista nesta quarta-feira (23). O time dominou a partida, não administrou a vantagem e superou o Marília novamente. Adilson Bahia, de pênalti, anotou o primeiro e virou artilheiro do torneio. Goevani e Raphael Luz, na segunda etapa, completaram a festa.
Com o título, a Portuguesa garante uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2021. A última vez que a Lusa esteve no torneio foi em 2017. E, a última vez que o clube tinha erguido a taça dourada foi na Série A2 de 2013.
O jogo
Sem querer saber da vantagem do empate, a Rubro-Verde começou controlando a partida. Logo aos cinco minutos, Geovani bateu a falta para área e, no bate-rebate, o ataque da Lusa finaliza duas vezes em cima da defesa. Um minuto depois, Maykinho bateu firme, mas o zagueiro conseguiu desviar. A pressão inicial ainda teve uma boa chance de Magrão, após o desvio de Caíque na cobrança de falta. No entanto, ele foi travado por Diogo Calixto no momento da conclusão.
A Portuguesa seguiu melhor no jogo e pouco era ameaçada. Aos 23, quando Maykinho recebeu lindo de passe de Bahia pela esquerda e entrou com velocidade na área, mas o goleiro conseguiu desviar para escanteio. Os visitantes apostas em chutes de longa distância para tentar um contragolpe. A primeira finalização veio com Nescau aos 29 minutos, no entanto, sem perigo para Dheimison.
De tanto insistir, a Lusa conseguiu abrir o placar aos 36 minutos. Raphael Luz passou por trás da zaga e recebeu na área, sendo tocado por Geninho. Na cobrança do pênalti, Adilson Bahia bateu alto e forte no canto esquerdo do goleiro e se tornou o artilheiro do torneio, ao lado de Nescau.
Um minuto depois, Luz foi novamente derrubado na área, mas desta vez nada foi marcado. O lance gerou reclamações de ambas as comissões técnicas e fez o clima esquentar, tanto dentro como fora do gramado. Nos últimos 10 minutos, foram quatro cartões amarelos distribuídos, dois para cada lado.
Segundo tempo
Enquanto a Rubro-Verde voltou igual para a segunda etapa, o técnico Guilherme Alves botou o Marília para frente. O comandante sacou o zagueiro Arthur Gaúcho para a entrada do atacante Lucas Lino.
No entanto, quem continuou tendo mais chances foi a Portuguesa, que acertou a trave duas vezes: com Jussani, de cabeça, aos cinco minutos e Adilson Bahia, em um chute forte, aos oito.
A pressão deu resultado aos 13, em bela jogada de Geovani. Após troca de passes, ele passou entre dois defensores, limpou e bateu firme de fora de área no canto, sem chances para o arqueiro. Contudo, no minuto seguinte, Léo Couto achou um chute de rara felicidade de longe da área. A bola tocou no travessão, pingou dentro do gol e saiu.
Para não deixar o Marília se empolgar na partida, a Rubro-Verde foi inteligente e eficaz no contragolpe. Em velocidade, o time desceu ao campo ofensivo e Jussani, como se fosse um camisa 10, recebeu da esquerda fora da área e encontrou Raphael Luz, que entrou solitário na área. Ele ainda ganhou a divida com o arqueiro, antes de ficar com a bola para estufar a rede.
O terceiro gol destruiu o ímpeto dos visitantes. Com a desvantagem, o time visitante se entregou no campo. A Lusa fez uma série de mudanças, valorizando todo o elenco E sofreu um gol aos 37 minutos. Mas, sinceramente, nada mais importava. A PORTUGUESA VOLTA A SER CAMPEÃ APÓS SETE ANOS E ESTÁ DE VOLTA À SÉRIE D.
Ficha técnica
Portuguesa 3 x 2 Marília
Final da Copa Paulista – Jogo de volta
23/12/2020 – 19h
Estádio Oswaldo Teixeira Duarte, o Canindé, em São Paulo.
Portuguesa: Dheimison; Jefferson Feijão, Diego Jussani, Willian Magrão e Vinícius Silva; Caíque, Walfrido (Fabrício 18’/2ºT) e Raphael Luz (Rafael Toledo 26’/2ºT); Geovani (Joãozinho 26/2ºT), Maykinho (Lucas Douglas 26’/2ºT) e Adilson Bahia. Técnico: Genilson França.
Marília: Igor Castro; Denis Leite (Bruno Oliveira 29’/2ºT), Geninho, Arthur Gaúcho (Lucas Lino 0’/2ºT) e Calixto; Felipe Cordeiro (Dionathan 10’/2ºT), Léo Couto (Eric Di Maria 29’/2ºT) e Luan Gama; Junior Santos, Nescau e Orlando Jr. Técnico: Guilherme Alves.
Cartões amarelos: Geovani (40’/1ºT), Maykinho (42’/1ºT) para a Portuguesa; Junior Santos (13’/1ºT) e Arthur Gaúcho (47’/1ºT) para o Marília.
Árbitro: José Claudio Rocha Filho.
Auxiliares: Anderson José de Moraes Coelho e Amanda Pinto Matias.
Net Lusa