As pretensões da partida estavam do lado do Barbalha na tarde deste domingo (26) no Elzir Cabral. Com a vantagem de depender apenas de si para ser campeão da primeira fase do Cearense, o adversário da Raposa era o Ferroviário, que não tinha mais chances nem de título ou de rebaixamento. O jogo foi de pouquíssimas oportunidades para ambas as equipes, mas terminou com o Ferrão vencedor após gol de Léo Bahia. O resultado tira o título das mãos do Barbalha, prejudicado ainda pelo empate entre Floresta e Guarany de Sobral.
A partida começou com muito estudo de ambas as partes, e pouca objetividade. Até os 20 minutos, o meio-campo era a principal área de jogo, e o Ferroviário fazia algumas jogadas ofensivas. O goleiro do Barbalha, Serjão, começou a crescer com belas defesas, principalmente em bolas de fora da área. Com uma proposta mais defensiva, a Raposa pouco ameaçou o goleiro Genivaldo, e a etapa inicial acabou com broncas da torcida coral pelo baixo desempenho da equipe.
Mesmo precisando da vitória, o Barbalha adotou uma atitude ainda mais passiva na etapa complementar. Com o Ferroviário tomando as rédeas do jogo, o goleiro Serjão se desdobrava para evitar a derrota. Aos 37 minutos, porém, Léo Bahia aproveitou o passe de Arlonso para abrir o placar. O resultado não interferia na posição do time coral na tabela, mas dava fôlego para a torcida criticar menos o time, que ainda não perdeu sob o comando de Anderson Batatais. Ao Barbalha, restou lamentar o vice-campeonato da primeira fase e a perda da vaga na Copa do Brasil.
A primeira fase chegou ao fim neste domingo e deu números finais aos times. O Ferroviário ficou em 3º lugar, com 12 pontos. Já o Barbalha terminou na vice-liderança, com 14 pontos.
Ambos os times se juntam a Guarany de Sobral, Pacajus, Atlético-CE e Caucaia, além de Ceará e Fortaleza, na segunda fase do Cearense. O sorteio dos confrontos acontecerá ainda neste domingo na sede da Federação Cearense de Futebol (FCF).
Globo Esporte CE